Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMachado, Sandropt_BR
dc.contributor.authorCarvalho, Rodrigo Saballa dept_BR
dc.date.accessioned2021-02-12T04:06:54Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn1413-2478pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/217947pt_BR
dc.description.abstractO artigo é decorrente de uma investigação etnográfica que, fundamentada nas contribuições dos estudos sociais da infância, teve como objetivo pesquisar a produção de culturas lúdicas infantis por crianças pré-escolares na educação infantil. Metodologicamente, foram utilizados como estratégias a observação, os registros escritos e fotográficos e as rodas de conversa com as crianças. Com base nas análises, mapearam-se as gestualidades, as relações afetivas e as musicalidades expressas pelas crianças como unidades analíticas que ilustram a produção das culturas lúdicas em situações cotidianas que não se encontram vinculadas necessariamente às brincadeiras. Por meio da pesquisa, foi possível inferir que as culturas lúdicas dizem respeito à sensibilidade das crianças em reconhecer experiências lúdicas, também naquilo que escapa às suas referências culturais, ao se perceberem envolvidas afetivamente em situações ainda não experimentadas nos diversos ambientes dos quais fazem parte.pt_BR
dc.description.abstractEl artículo se deriva de una investigación etnográfica que, a partir de las contribuciones de los estudios sociales de la infancia, objetivó investigar la producción de culturas lúdicas por niños en la educación infantil. Metodológicamente se utilizaron, la observación, los registros escritos, fotográficos y las ruedas de conversación con los niños. Con base en los análisis, se mapearon las gestualidades, las relaciones afectivas y las musicalidades expresadas por los niños como unidades analíticas que ilustran la producción de las culturas lúdicas en situaciones cotidianas que no se encuentran necesariamente asociadas a los juegos. A través de la investigación, se pudo inferir que las culturas lúdicas corresponden a la sensibilidad de los niños en reconocer experiencias lúdicas, incluso en lo que escapa a sus referencias culturales, cuando se perciben involucrados afectivamente en situaciones todavía no experimentadas en los varios ambientes de los cuales forman parte.es
dc.description.abstractThis article results from an ethnographic investigation that, based on contributions from the social studies of childhood, aimed to research the production of ludic cultures by pre-school children in early childhood education. Methodologically, we used the strategies of observation, written and photographic records, and conversation circles with children. Based on the analyses, the gestures, affective relationships, and musicalities expressed by the children were mapped as analytical units that illustrate the production of ludic cultures in everyday situations that are not necessarily linked to playing. Through the research, we could infer that ludic cultures relate to the children’s sensitivity in recognizing playful experiences, including aspects that escape their cultural references, when they find themselves emotionally involved in situations not yet experienced in the various environments of which they are part.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de educação. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 25 (jan./dez. 2020), p. 1-23, e250060pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEarly childhood educationen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLudic culturesen
dc.subjectPré-escolapt_BR
dc.subjectPre-schoolen
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectEducación infantiles
dc.subjectCulturas lúdicases
dc.subjectEducación preescolares
dc.titleRelações afetivas, gestualidades e musicalidades : culturas lúdicas infantis na pré-escolapt_BR
dc.title.alternativeRelaciones afectivas, gestualidades y musicalidades : culturas lúdicas infantiles en la educación preescolares
dc.title.alternativeAffective relationships, gesturality, and musicality : children’s ludic cultures in pre-school educationen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001121002pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples