A prática como componente curricular : uma construção na licenciatura em matemática da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus de Cuiabá
View/ Open
Date
2016Type
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente artigo tem o objetivo de apresentar o processo de construção e a experiência de implantação da “prática como componente curricular” no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, campus de Cuiabá. Optou-se em tratar a prática como componente curricular na forma de disciplinas ao longo do curso. As experiências ao longo desses anos mostraram que ainda existem resquícios de uma prática de ensino identificada unicamente como metodologia de ensino, ...
O presente artigo tem o objetivo de apresentar o processo de construção e a experiência de implantação da “prática como componente curricular” no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, campus de Cuiabá. Optou-se em tratar a prática como componente curricular na forma de disciplinas ao longo do curso. As experiências ao longo desses anos mostraram que ainda existem resquícios de uma prática de ensino identificada unicamente como metodologia de ensino, o que restringe o campo da Educação Matemática; reflexo, talvez, da separação entre uma matemática formalizada e uma matemática para a formação do professor de matemática. Há indícios que as atividades realizadas nas disciplinas, que integram a prática como componente curricular, vêm contribuindo para uma melhor formação docente, pois possibilitam aos licenciandos diferentes vivências e estudos sobre e na prática. ...
In
Educação matemática em revista (São Paulo). Vol. 21, n. 49a (abr. 2016), p. 26-33
Source
National
Collections
-
Journal Articles (39558)Humanities (6795)
This item is licensed under a Creative Commons License