Show simple item record

dc.contributor.authorCarvalho, Diéssica Rocha dept_BR
dc.contributor.authorSilveira, Stéfanni Vargaspt_BR
dc.contributor.authorCamargo, Débora Larissa dept_BR
dc.contributor.authorRocha, Camille Serranopt_BR
dc.contributor.authorDacroce, Brendapt_BR
dc.contributor.authorRomanini, Moisespt_BR
dc.date.accessioned2021-02-04T04:12:48Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/217720pt_BR
dc.description.abstractA atuação do psicólogo em ambientes educacionais tem como base um trabalho preventivo e participativo com a equipe pedagógica, que intencione a demanda escolar como ponto de partida de uma ação. O objetivo do trabalho foi aprofundar o entendimento teórico e prático sobre a atuação do psicólogo escolar, através de saídas de campo a uma escola a fi m de identifi car a demanda específi ca da instituição e, assim, desenvolver uma intervenção. Dessa forma, o presente trabalho refere- -se às observações e intervenções realizadas em uma escola. A demanda, exposta pela equipe de supervisão, orientação e por professores, foi direcionada a duas turmas de sextos anos, especifi camente a dois alunos. Para isso, foi desenvolvido uma cartilha intitulada “Problemas Comportamentais e Seus Diversos Fatores”, com foco em reconhecer os elementos que participam do desenvolvimento comportamental, cognitivo e psicológico de crianças e adolescentes, demonstrando a infl uência do contexto no qual o estudante está inserido e de como lida com as situações que vivencia na construção do aprendizado e formas de se comportar perante o meio escolar. No material foram abordados alguns pontos principais que permeiam esse ambiente: questões familiares, aspectos pedagógicos, ambiente escolar e o sujeito. A cartilha foi desenvolvida e disponibilizada para os professores e responsáveis pelos alunos. Percebeu-se, durante as atividades e falas presenciadas, a falta de informações da equipe, referentes ao papel do psicólogo escolar. Desse modo, além da criação da cartilha, o grupo fomentou em reuniões pedagógicas a importância do psicólogo escolar nas instituições, bem como as atividades desempenhadas pelo profissional.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofALMEIDA, Paula Camboim Silva de; BEGNIS, Heron Sergio Moreira (Orgs.). Ensino e extensão na UNISC [recurso eletrônico] :prêmio honra ao mérito 2019. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2020. p. 61-70.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectDistúrbios do comportamento em criançaspt_BR
dc.subjectAtuação do psicólogopt_BR
dc.subjectPsicologia escolarpt_BR
dc.subjectIntervençãopt_BR
dc.subjectPesquisa participantept_BR
dc.titlePsicologia escolar e observação participante : produção de demandas e intervenções em uma escola de ensino fundamental do município de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.typeCapítulo de livropt_BR
dc.identifier.nrb001122393pt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record