Método de avaliação dinâmica do alinhamento articular dos membros inferiores com os pés paralelos (madaami-p) : validação e reprodutibilidade
View/ Open
Date
2017Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
Alinhamento estático neutro, movimento normal e adequada inter-relação segmentar são descritos como fatores significativos em condições de função normal assintomática e, quando alterados, aumentam o risco de lesões nos MsIs. Dessa forma, é importante enfocar a identificação precoce dos desalinhamentos articulares. Assim, o presente estudo visa desenvolver, validar e verificar a reprodutibilidade do Método de Avaliação Dinâmica do Alinhamento Articular dos Membros Inferiores com os pés paralelos ...
Alinhamento estático neutro, movimento normal e adequada inter-relação segmentar são descritos como fatores significativos em condições de função normal assintomática e, quando alterados, aumentam o risco de lesões nos MsIs. Dessa forma, é importante enfocar a identificação precoce dos desalinhamentos articulares. Assim, o presente estudo visa desenvolver, validar e verificar a reprodutibilidade do Método de Avaliação Dinâmica do Alinhamento Articular dos Membros Inferiores com os pés paralelos (MADAAMI-P), um método de avaliação de filmagem simples com utilização de marcadores de superfície e planilha de pontuação. O estudo foi realizado em três etapas: (1) adaptação do Método de Avaliação Dinâmica do Alinhamento Articular dos Membros Inferiores para bailarinos (MADAAMI); (2) verificação da validade do conteúdo desenvolvido para o método com pés paralelos (MADAAMI-P) referente a planilha avaliativa; e (3) verificação das reprodutibilidades intra e interavaliador. Na estatística utilizou-se o coeficiente Cohen’s Kappa e o Coeficiente de Correlação Intraclasse (ICC), para análise por categorias dos critérios e dos somatórios dos escores. (α<0,05). Os resultados mostraram que o MADAAMI-P apresenta reprodutibilidade intra-avaliador satisfatória à excelente, podendo ser indicado com segurança para utilização por um mesmo avaliador. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Curso de Fisioterapia.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License