Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMenezes, Magali Mendes dept_BR
dc.contributor.authorTomazzoni, Márcia Luísapt_BR
dc.date.accessioned2021-01-28T04:02:29Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/217588pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa foi construída a partir da minha experiência como educadora não indígena junto à escola estadual da comunidade Mbyá Guarani Guajayvi, situada em Charqueadas, Rio Grande do Sul (RS-Brasil). A pesquisa é composta por narrativas e reflexões que falam do meu trajeto, desde abril de 2017, como educadora numa escola não indígena, que realiza a visitação a uma comunidade Mbyá Guarani de Viamão/RS e vai se descobrindo com uma formação eurocentrada. Essa descoberta, que vai se expandindo e se aprofundando ao longo do caminhar, traz consigo o desvelar de uma bibliografia latino-americana – de autorxs de Abya Yala –, anteriormente desconhecida para mim. As narrativas, em diálogos com essa bibliografia, buscam cartografar os movimentos que emergem de meu cotidiano como educadora, num caminho que leva o olhar da escrita para as imagens e a oralidade, que constituem a escola Mbyá Guarani, um modo de produção e transmissão de conhecimentos que é milenar. A sociologia da imagem, da autora boliviana Silvia Rivera Cusicanqui, torna-se uma referência que, junto ao diálogo constante com os estudantes da comunidade, surge como modo de compreender e de tecer uma linguagem de pesquisa a partir das imagens e da oralidade carregadas da cosmologia dos Guarani, revelando uma profunda consciência do povo Mbyá sobre a sua própria história e indicando pistas para a construção da interculturalidade, ao assumirmos um modo próprio de aprendizagem – o da descolonização das práticas pedagógicas a partir da escola indígena.pt_BR
dc.description.abstractEsta investigación se construyó a partir de mi experiencia como educadora no indígena en la escuela estatal de la comunidad Mbyá Guarani Guajayvi, ubicada en Charqueadas, Rio Grande do Sul (RS-BRA). La investigación consiste en narrativas y reflexiones que hablan de mi trayecto, desde abril de 2017 como educadora en una escuela no indígena que visita una comunidad Mbyá Guarani en Viamão/RS, y se está descubriendo con una educación eurocéntrica. Este descubrimiento, que se expande y profundiza en el camino, trae consigo la develación de una bibliografía latinoamericana, de los autores de Abya Yala, hasta ahora desconocida para mí. Las narrativas, en diálogo con esta bibliografía, buscan mapear los movimientos que emergen de mi cotidianidad como educadora, en un camino que lleva la mirada de la escritura a las imágenes y oralidad que componen la escuela Mbyá Guaraní, a un modo de producción y transmisión de conocimiento que es milenario. La sociología de la imagen de la autora boliviana Silvia Rivera Cusicanqui se convierte en un referente que, junto al diálogo constante con los estudiantes de la comunidad, surge como una forma de comprender y tejer un lenguaje de investigación basado en las imágenes y la oralidad cargadas desde la cosmología guaraní, revelando una profunda conciencia del pueblo Mbyá sobre su propia historia e indicando pistas para la construcción de la interculturalidad, asumiendo su propia forma de aprender, la de la descolonización de las prácticas pedagógicas desde la escuela indígena.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEscuela Indígenaes
dc.subjectÍndios mbyá-guaranipt_BR
dc.subjectInterculturalidades
dc.subjectEscola indígenapt_BR
dc.subjectInterculturalidadept_BR
dc.subjectDescolonizaciónes
dc.subjectDescolonizaçãopt_BR
dc.subjectSociología de la Imagenes
dc.subjectSociologia da imagempt_BR
dc.titleMovimentos da Guajayvi : Narrativas de descolonização desde a escola indígena Mbyá Guaranipt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001121834pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples