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dc.contributor.advisorBodmann, Bardo Ernst Josefpt_BR
dc.contributor.authorAnzolch, João Pedro Mirandapt_BR
dc.date.accessioned2021-01-19T04:09:38Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/217402pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho teve por objetivos quantificar a alteração causada em diferentes regiões do escoamento nas imediações de um modelo em escala reduzida de edificação, devido a presença de uma fonte de calor desenvolvida com placas Peltier, bem como a construção de um sistema de movimentação capaz de facilitar as aquisições com anemômetro de fio quente. Os ensaios foram realizados no túnel de vento Prof. Joaquim Blessmann no Laboratório de Aerodinâmica das Construções na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Com a análise estatística dos dados foi possível mostrar a influência do gradiente térmico sobre escoamentos locais para os mesmos pontos de medição em comparação ao regime neutro. O desenvolvimento do sistema remotamente controlado para posicionamento das sondas se mostrou eficaz, cumprindo com a função de facilitar o trabalho de pesquisa e viabilizar medições com grandes densidades de pontos em períodos relativamente curtos de tempo.pt_BR
dc.description.abstractThe present work aimed to quantify the alteration caused in different flow regions around a reduced scale building model, due to the presence of a heat source developed with Peltier plates, as well as the construction of a drive system capable of facilitating acquisitions with hot wire anemometer. The tests were carried out in the wind tunnel Prof. Joaquim Blessmann at the Laboratory of Aerodynamics of Constructions at the Federal University of Rio Grande do Sul. With the statistical analysis of data it was possible to show the influence of thermal gradient on local flow for the same measurement points in comparison to the neutral regime. The development of the remotely controlled system for positioning probes proved to be effective, fulfilling the function of facilitating the research work and making it possible to make measurements with high dot densities in relatively short periods.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectHot wire anemometeren
dc.subjectWind tunnelen
dc.subjectAnemômetropt_BR
dc.subjectTúnel de ventopt_BR
dc.subjectThermal effectsen
dc.subjectPlacas (Engenharia)pt_BR
dc.subjectPeltier platesen
dc.subjectDrive systemen
dc.titleEfeitos térmicos sobre um campo de velocidades nas imediações de um modelo de edificação em túnel de vento : implementação do experimento e mediçõespt_BR
dc.title.alternativeThermal effects on a velocity field near a edification model in wind tunnel : experiment implementation and measurementsen
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001121095pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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