Mostrar registro simples

dc.contributor.authorHeidemann, Leonardo Albuquerquept_BR
dc.contributor.authorMoraes, Kaluti Rossi de Martinipt_BR
dc.contributor.authorGiongo, Sandro Luizpt_BR
dc.date.accessioned2021-01-14T04:10:37Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn2595-7376pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/217293pt_BR
dc.description.abstractAs altas taxas de evasão nos cursos de licenciatura em Física constituem em um importante problema para a educação brasileira. Formaturas com menos de dez alunos são frequentes nesses cursos ao mesmo tempo em que a Educação Básica carece de profissionais formados na área. Ações efetivas de combate à evasão são fundamentais, portanto, para as universida-des do país. Neste artigo, relatamos as ações que estão sendo desenvolvidas em uma disciplina introdutória das licenciaturas em Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com o objetivo de fomentar a motivação dos estudantes para persistirem nos cursos. Funda-mentados no Modelo da Motivação da Persistência do Estudante de Vincent Tinto, desenvolve-mos atividades com o objetivo de promover a melhora das percepções dos estudantes sobre: i.suas capacidades para suprirem as demandas do curso (crenças de autoeficácia); ii. seus per-tencimentos como membros de uma comunidade que valoriza suas participações na instituição (senso de pertencimento); e iii. o valor e/ou relevância dos estudos previstos no currículo dos seus cursos (percepção de currículo). A avaliação da disciplina evidencia que ela tem motivado os estudantes para persistirem, fomentando entre eles a construção de uma identidade docente, uma maior compreensão conceitual de teorias da Física, e o estabelecimento de relações entre os conteúdos previstos no currículo.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática - RBECM. Passo Fundo / RS. Vol. 3, no. 1 (Jan/Jun 2020), p. 160-188pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMétodos de ensinopt_BR
dc.subjectEvasão no ensino superiorpt_BR
dc.subjectLicenciatura em Físicapt_BR
dc.titleEvadir ou persistir? uma disciplina introdutória centrada no fomento à persistência nos cursos de licenciatura em Físicapt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001120385pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples