Mostrar el registro sencillo del ítem
Evadir ou persistir? uma disciplina introdutória centrada no fomento à persistência nos cursos de licenciatura em Física
dc.contributor.author | Heidemann, Leonardo Albuquerque | pt_BR |
dc.contributor.author | Moraes, Kaluti Rossi de Martini | pt_BR |
dc.contributor.author | Giongo, Sandro Luiz | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-01-14T04:10:37Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2595-7376 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/217293 | pt_BR |
dc.description.abstract | As altas taxas de evasão nos cursos de licenciatura em Física constituem em um importante problema para a educação brasileira. Formaturas com menos de dez alunos são frequentes nesses cursos ao mesmo tempo em que a Educação Básica carece de profissionais formados na área. Ações efetivas de combate à evasão são fundamentais, portanto, para as universida-des do país. Neste artigo, relatamos as ações que estão sendo desenvolvidas em uma disciplina introdutória das licenciaturas em Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com o objetivo de fomentar a motivação dos estudantes para persistirem nos cursos. Funda-mentados no Modelo da Motivação da Persistência do Estudante de Vincent Tinto, desenvolve-mos atividades com o objetivo de promover a melhora das percepções dos estudantes sobre: i.suas capacidades para suprirem as demandas do curso (crenças de autoeficácia); ii. seus per-tencimentos como membros de uma comunidade que valoriza suas participações na instituição (senso de pertencimento); e iii. o valor e/ou relevância dos estudos previstos no currículo dos seus cursos (percepção de currículo). A avaliação da disciplina evidencia que ela tem motivado os estudantes para persistirem, fomentando entre eles a construção de uma identidade docente, uma maior compreensão conceitual de teorias da Física, e o estabelecimento de relações entre os conteúdos previstos no currículo. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática - RBECM. Passo Fundo / RS. Vol. 3, no. 1 (Jan/Jun 2020), p. 160-188 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Métodos de ensino | pt_BR |
dc.subject | Evasão no ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Licenciatura em Física | pt_BR |
dc.title | Evadir ou persistir? uma disciplina introdutória centrada no fomento à persistência nos cursos de licenciatura em Física | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001120385 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Artículos de Periódicos (39558)Ciencias Exactas y Naturales (6036)