Live streaming em tempos pandêmicos : práticas informacionais realizadas por profissionais da Ciência da Informação
dc.contributor.author | Valerim, Patrícia | pt_BR |
dc.contributor.author | Sousa, Rodrigo Silva Caxias de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-01-13T04:10:55Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2237-826X | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/217270 | pt_BR |
dc.description.abstract | Introdução: Analisa as lives realizadas por integrantes da comunidade da Ciência da Informação em meio à pandemia de covid-19, assumidas teoricamente como prática informacional que tem o objetivo de disseminar informações na web. Método: Adota uma abordagem exploratória-descritiva e mista (quali-quantitativa), tendo como procedimento a observação assistemática na web e a análise de conteúdo relacionada às 74 lives realizadas por dois perfis do Instagram. Resultados: Confirma que os propósitos de prática informacional proposta pelos perfis selecionados. Infere que as temáticas abordam questões profissionais e acadêmicas, de tal forma que emergiram 11 categorias temáticas. Identifica a ampliação das audiências e a dispersão geográfica em relação à origem dos participantes. Conclusões: A caracterização das lives e dos convidados para apresentação de conteúdo demonstram que as práticas informacionais se pautam no conceito de disseminação de informações, o que pode ser identificado a partir das categorias propostas. As discussões levantadas também apontam a necessidade de que análises posteriores na Ciência da Informação possam ampliar interpretações acerca do objeto investigado. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract Introduction: The study analyzes the live transmission carried out by members of the Information Science community during a covid-19 pandemic, assuming it theoretically as an informational practice that aims to disseminate information on the web. Method: it adopts an exploratory-descriptive, mixed (qualitative-quantitative) approach, with an unstructured observation procedure on the web and content analysis referring to 74 live streaming made by two Instagram profiles. The description allows us to confirm the purposes of the informational practice proposed by the selected Instagram profiles. Results: It infers that the themes address professional and academic issues so that 11 thematic categories emerged. It identifies an expansion of audiences and geographical dispersion regarding the origin of the participants. Conclusions: The live streaming’s characterization and the guests for the presentation of the content demonstrate that the informational practices are based on the concept of dissemination of information, which can be identified from the proposed categories. The discussions also point out the need for further analysis in Information Science to expand the interpretations of the investigated object. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | AtoZ : novas práticas em informação e conhecimento. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação. Vol. 9, n. 2 (jul./dez. 2020), p. 173-182 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Live streaming | en |
dc.subject | Disseminação da informação | pt_BR |
dc.subject | Redes sociais | pt_BR |
dc.subject | Informational practices | en |
dc.subject | Dissemination of Information | en |
dc.subject | Comportamento informacional | pt_BR |
dc.subject | Pandemia de COVID-19 (2020-) | pt_BR |
dc.subject | Information Science | en |
dc.title | Live streaming em tempos pandêmicos : práticas informacionais realizadas por profissionais da Ciência da Informação | pt_BR |
dc.title.alternative | Live streamingin pandemic times : informational practices performed by Information Science professionals | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001120831 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Journal Articles (40361)Applied and Social Sciences (4129)