A colaboração compositor-intérprete na reelaboração de passagens não-idiomáticas no violão
dc.contributor.author | Gomes, Sabrina Souza | pt_BR |
dc.contributor.author | Winter, Leonardo Loureiro | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-01-13T04:10:32Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2317-9937 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/217249 | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa tem como objetivo a reelaboração de passagens não-idiomáticas em uma obra para violão solo através do processo colaborativo compositor-intérprete. A obra escolhida, o Estudo nº 10 para violão solo do compositor brasileiro Marcelo Rauta, apresenta passagens não-idiomáticas, tornando difícil ou impossível a execução fluente da obra. A identificação das passagens não-idiomáticas foi realizada por três violonistas e a autora do trabalho. A partir da identificação das passagens não-idiomáticas, estabeleceu-se um processo colaborativo da autora com o compositor, com o objetivo de tornar o texto musical mais fluente e idiomático para o violão. Como resultado destacamos a importância do processo colaborativo na resolução de passagens não-idiomáticas, com a apresentação de uma nova edição musical que enriquece o repertório brasileiro de estudos para o instrumento. | pt_BR |
dc.description.abstract | The research aims to rework non-idiomatic passages in a solo guitar work through a collaborative composer-performer process. The chosen work, Study nº 10 for solo guitar by Brazilian composer Marcelo Rauta, presents non-idiomatic passages, making it difficult or impossible to perform the work fluently. Three guitarists and the author made the identification of non-idiomatic passages. From the identification of non-idiomatic passages, a collaborative process was established by the author and the composer in order to make the musical text more fluent and idiomatic for the guitar. As a result, we highlight the importance of the collaborative process in resolving non-idiomatic passages by presenting a new musical edition that enriches the Brazilian repertoire of studies for the instrument. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista Vortex. Curitiba, PR : Universidade Estadual do Paraná, Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Vol. 8, n. 3 (2020), p. 1-34 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Rauta, Marcelo, 1981- | pt_BR |
dc.subject | Collaboration composer-performer | en |
dc.subject | Idiomatism | en |
dc.subject | Processo colaborativo | pt_BR |
dc.subject | Idiomatismo (Música) | pt_BR |
dc.subject | Guitar solo | en |
dc.subject | Violão solo | pt_BR |
dc.title | A colaboração compositor-intérprete na reelaboração de passagens não-idiomáticas no violão | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001121289 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (39552)Linguística, Letras e Artes (2690)