O papel do mercado na legitimação artística e alguns reflexos para histórias da arte em construção
dc.contributor.author | Fetter, Bruna Wulff | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-01-13T04:10:27Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2448-3338 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/217247 | pt_BR |
dc.description.abstract | O mundo contemporâneo apresenta uma série de desafios para o sistema da arte. Mudanças econômicas, sociais, culturais e organizacionais na década passada produziram um mercado global de arte cuja influência já atinge desde a produção artística à programação de importantes instituições. O número de museus privados cresce, enquanto instituições públicas não possuem verba para investir em novas aquisições para suas coleções. Nesse cenário, nos perguntamos: em 50 ou 100 anos, o que estará legitimado nas coleções institucionais referentes à atualidade? Onde estarão as obras mais significativas dos artistas brasileiros contemporâneos? Quem serão os artistas brasileiros mais reconhecidos? Quais critérios estéticos estão sendo legitimados através dos mecanismos dessa nova institucionalização no Brasil? Quais narrativas acompanharão a historicizacão da arte contemporânea brasileira? Que papel o mercado e os colecionadores privados têm desempenhado na definição de histórias da arte em construção? | pt_BR |
dc.description.abstract | The contemporary world presents a series of challenges for the art system. Economic, social, cultural and organizational changes in the past decade have produced a global art market whose influence already reaches from artistic production to the programming of important institutions. The number of private museums grows, while public institutions do not have funds to invest in new acquisitions for their collections. In this scenario, we ask ourselves: in 50 or 100 years, what will be legitimized in the institutional collections for today? Where are the most significant works by contemporary Brazilian artists? Who will be the most recognized Brazilian artists? What aesthetic criteria are being legitimized through the mechanisms of this new institutionalization in Brazil? Which narratives will accompany the historicization of contemporary Brazilian art? What role have the market and private collectors been playing in shaping art histories under construction? | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Arte e Ensaios. Rio de Janeiro, RJ : Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes -Universidade Federal do Rio de Janeiro. Vol. 26, n. 40 (jul./dez. 2020), p. 173-183 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Mercado de arte | pt_BR |
dc.subject | Art market | en |
dc.subject | Legitimation | en |
dc.subject | Legitimação | pt_BR |
dc.subject | Colecionadores de arte | pt_BR |
dc.subject | Collector’s role | en |
dc.subject | História da arte | pt_BR |
dc.subject | Art history | en |
dc.subject | Arte brasileira | pt_BR |
dc.subject | Brazilian art | en |
dc.title | O papel do mercado na legitimação artística e alguns reflexos para histórias da arte em construção | pt_BR |
dc.title.alternative | The role of the market for artistic legitimation and some reflexes for art histories under construction | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001120966 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (39951)Linguística, Letras e Artes (2707)