Podcasts e webinars sobre Covid-19 na área de Ciência da Informação
Visualizar/abrir
Data
2020Tipo
Outro título
Covid-19 podcasts and webinars on Information Science
Assunto
Resumo
Introdução: Realizou-se uma análise das temáticas relacionadas à Covid-19 em podcasts e webinars do campo da Ciência da Informação, concentrando-se em seus propósitos e características. Método: Os dados foram coletados por meio de pontos de verificação utilizados para mapeamento e análise de metadados e posteriormente analisados pelos pesquisadores. O Microsoft Excel foi usado para analisar os dados. O estudo foi limitado aos podcasts produzidos no Brasil e a pesquisa foi totalmente realizada e ...
Introdução: Realizou-se uma análise das temáticas relacionadas à Covid-19 em podcasts e webinars do campo da Ciência da Informação, concentrando-se em seus propósitos e características. Método: Os dados foram coletados por meio de pontos de verificação utilizados para mapeamento e análise de metadados e posteriormente analisados pelos pesquisadores. O Microsoft Excel foi usado para analisar os dados. O estudo foi limitado aos podcasts produzidos no Brasil e a pesquisa foi totalmente realizada em agregadores de podcasts e redes sociais. Resultados: Identificaram-se 390 eventos únicos relacionados à Ciência da Informação durante a pandemia, em que 70 episódios trataram especificamente da Covid-19. A análise revelou que os podcasts com temáticas relacionadas à Covid-19 apresentaram características em comum, as quais dão ênfase aos fluxos informacionais e ao tratamento documental da comunicação científica. Também demonstrou que as discussões sobre temas relacionados à Covid-19 nos podcasts se alternam entre as áreas de Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia. Conclusões: Por meio do levantamento e da análise dos podcasts e webinars voltados para a área de Ciência da Informação, foi possível demonstrar que esses canais de comunicação são relevantes para reunir conhecimentos e discussões da área que envolvem, direta ou indiretamente, suas competências práticas e teóricas ao tratar dos desafios comunicacionais da Covid-19. ...
Abstract
Introduction: we conducted an analysis of the discussions on Covid-19 in Podcasts andWebinars in the field of Information Science, focusing on its purposes and characteristics. Method: data were collected along the checkpoints used for mapping and metadata analysis and later analyzed by researchers. Microsoft Excel was used to analyze the data. The study was limited to Podcasts originating in Brazil and the research was fully performed on Podcast aggregators and Social Networks. Results: we ide ...
Introduction: we conducted an analysis of the discussions on Covid-19 in Podcasts andWebinars in the field of Information Science, focusing on its purposes and characteristics. Method: data were collected along the checkpoints used for mapping and metadata analysis and later analyzed by researchers. Microsoft Excel was used to analyze the data. The study was limited to Podcasts originating in Brazil and the research was fully performed on Podcast aggregators and Social Networks. Results: we identified 390 unique events related to information science during the pandemic, with 70 episodes dealing specifically with Covid-19. The analysis revealed that podcasts with themes related to Covid-19 have common characteristics, emphasizing information flows and documental treatment of scientific communication. It also showed that the discussions on topics related to Covid-19 in podcasts vary among the areas of Archivology, Librarianship and Museology. Conclusions: the survey and analysis of Podcasts and Webinars in the area of Information Science demonstrated their relevance as communication channels to gather knowledge and discussions that directly or indirectly involve their practical and theoretical skills to address the communication challenges of Covid-19. Keywords: Podcasts;Webinars; Information Science; Covid-19. ...
Contido em
AtoZ : novas práticas em informação e conhecimento. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação. Vol. 9, n. 2 (jul./dez. 2020), p. 139-147
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (39559)Ciências Sociais Aplicadas (4004)
Este item está licenciado na Creative Commons License