Explorando uma colmeia : uma proposta de modelagem com o GeoGebra 3D
dc.contributor.author | Soares, Débora da Silva | pt_BR |
dc.contributor.author | Notare, Márcia Rodrigues | pt_BR |
dc.contributor.author | Moraes, Matheus Faria de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-01-13T04:09:58Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1679-1916 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/217215 | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo deste artigo é refletir sobre possibilidades de trabalho com um modelo matemático dinâmico em sala de aula e potencialidades do software GeoGebra nestes possíveis cenários. Para isso, consideramos um modelo matemático dinâmico para o problema de otimização da superfície do alvéolo de uma colmeia de abelhas. A discussão do potencial didático da proposta é realizada à luz de referencial teórico sobre modelagem matemática e sobre a utilização de tecnologias digitais, em especial a matemática dinâmica. Três possibilidades de trabalho com o modelo são abordadas: Aplicações, Análise de Modelos e Modelagem. Para cada uma delas, potencialidades do GeoGebra são elencadas, destacando-se aquelas relacionadas à visualização, dinamicidade e múltiplas representações do problema estudado. | pt_BR |
dc.description.abstract | The aim of this paper is to reflect on the possibilities of working with a dynamic mathematical model in the classroom and the potential of the GeoGebra software in these possible scenarios. For this, we consider a dynamic mathematical model for the problem of optimization of the honeycomb surface of a bee hive. The discussion of the didactic potential of the proposal is carried out in the light of a theoretical framework on mathematical modeling and on the use of digital technologies, especially dynamic mathematics. Three possibilities of working with the model are discussed: Applications, Model Analysis and Modeling. For each of them, GeoGebra's potentialities are listed, highlighting those related to visualization, dynamics and multiple representations of the studied problem. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | RENOTE : Revista Novas Tecnologias na Educação. Vol. 18, n. 02 (dez. 2020), p. 151 - 160. | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Modelagem matemática | pt_BR |
dc.subject | Cálculo | pt_BR |
dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
dc.subject | Comunicação | pt_BR |
dc.title | Explorando uma colmeia : uma proposta de modelagem com o GeoGebra 3D | pt_BR |
dc.title.alternative | Exploring a hive : a modelling proposal with GeoGebra 3D | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001121377 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (39559)Ciências Exatas e da Terra (6036)