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dc.contributor.authorRios, Diogo Francopt_BR
dc.contributor.authorFischer, Maria Cecilia Buenopt_BR
dc.date.accessioned2021-01-09T04:18:56Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn2594-4673pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/217181pt_BR
dc.description.abstractO texto analisa duas estratégias utilizadas pela Comissão de Estudo do Livro e do Material Didático do Centro de Pesquisas e Orientações Educacionais do Rio Grande do Sul (CPOE/RS), nos anos 1960, instruindo professores primários quanto à escolha do livro didático de Matemática. São três artigos publicados na Revista do Ensino/RS, que apresentam diretrizes estabelecidas pela Comissão para a escolha dos livros, e uma lista de livros de matemática recomendados, publicada no Boletim do CPOE/RS. Entre as conclusões, destaca-se que tais estratégias reforçam a marca de uma gestão centralizadora realizada pelo Centro, tentando definir as escolhas dos livros didáticos pelos docentes e, assim, adequar o ensino primário gaúcho a certas propostas renovadoras que circulavam à época.pt_BR
dc.description.abstractThe text analyses two strategies usedin the 1960sby theComissão de Estudo do Livro e do Material Didáticoof theCentro de Pesquisas e Orientações Educacionaisof Rio Grande do Sul/Brazil (CPOE/RS),instructing primary school teachers how to choosea Mathematics textbook. There were analyzedthree articles published in theRevista do Ensino/RSthat presents guidelines established by the CPOE/RS to the choice of books and a list of recommended math books published in the Bulletin of that Comission. The analysis highlights that such strategies reinforce the mark of a centralized management carried out by the Centro, which tried to define the choices of textbooks by the teachers and, thus, to adapt the primaryschool of Rio Grande do Sul/Braziltothe renewal proposals that were been practiced on that decade.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista de investigação e divulgação em Educação Matemática. Juiz de Fora, Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), 2020. Vol. 2 , no. 1 (jan./jun. 2018), p. 53-70.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAprendizagem : Matematicapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectEducacao matematica : Historiapt_BR
dc.titleEstratégias de renovação pedagógica : a atuação da Comissão de Estudo do Livro e do Material Didático do CPOE/RS na escolha dos livros didáticos de matemática nos anos 1960pt_BR
dc.title.alternativeStrategies of pedagogical renewal : the role of the Comissão de Estudo do Livro e do Material Didáticoof the CPOE/RSin the Mathematics education books choice in the 1960sen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001118740pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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