Estratégias de renovação pedagógica : a atuação da Comissão de Estudo do Livro e do Material Didático do CPOE/RS na escolha dos livros didáticos de matemática nos anos 1960
Fecha
2020Otro título
Strategies of pedagogical renewal : the role of the Comissão de Estudo do Livro e do Material Didáticoof the CPOE/RSin the Mathematics education books choice in the 1960s
Resumo
O texto analisa duas estratégias utilizadas pela Comissão de Estudo do Livro e do Material Didático do Centro de Pesquisas e Orientações Educacionais do Rio Grande do Sul (CPOE/RS), nos anos 1960, instruindo professores primários quanto à escolha do livro didático de Matemática. São três artigos publicados na Revista do Ensino/RS, que apresentam diretrizes estabelecidas pela Comissão para a escolha dos livros, e uma lista de livros de matemática recomendados, publicada no Boletim do CPOE/RS. En ...
O texto analisa duas estratégias utilizadas pela Comissão de Estudo do Livro e do Material Didático do Centro de Pesquisas e Orientações Educacionais do Rio Grande do Sul (CPOE/RS), nos anos 1960, instruindo professores primários quanto à escolha do livro didático de Matemática. São três artigos publicados na Revista do Ensino/RS, que apresentam diretrizes estabelecidas pela Comissão para a escolha dos livros, e uma lista de livros de matemática recomendados, publicada no Boletim do CPOE/RS. Entre as conclusões, destaca-se que tais estratégias reforçam a marca de uma gestão centralizadora realizada pelo Centro, tentando definir as escolhas dos livros didáticos pelos docentes e, assim, adequar o ensino primário gaúcho a certas propostas renovadoras que circulavam à época. ...
Abstract
The text analyses two strategies usedin the 1960sby theComissão de Estudo do Livro e do Material Didáticoof theCentro de Pesquisas e Orientações Educacionaisof Rio Grande do Sul/Brazil (CPOE/RS),instructing primary school teachers how to choosea Mathematics textbook. There were analyzedthree articles published in theRevista do Ensino/RSthat presents guidelines established by the CPOE/RS to the choice of books and a list of recommended math books published in the Bulletin of that Comission. The ...
The text analyses two strategies usedin the 1960sby theComissão de Estudo do Livro e do Material Didáticoof theCentro de Pesquisas e Orientações Educacionaisof Rio Grande do Sul/Brazil (CPOE/RS),instructing primary school teachers how to choosea Mathematics textbook. There were analyzedthree articles published in theRevista do Ensino/RSthat presents guidelines established by the CPOE/RS to the choice of books and a list of recommended math books published in the Bulletin of that Comission. The analysis highlights that such strategies reinforce the mark of a centralized management carried out by the Centro, which tried to define the choices of textbooks by the teachers and, thus, to adapt the primaryschool of Rio Grande do Sul/Braziltothe renewal proposals that were been practiced on that decade. ...
En
Revista de investigação e divulgação em Educação Matemática. Juiz de Fora, Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), 2020. Vol. 2 , no. 1 (jan./jun. 2018), p. 53-70.
Origen
Nacional
Colecciones
-
Artículos de Periódicos (39074)Ciencias Exactas y Naturales (5943)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License