Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCaregnato, Célia Elizabetept_BR
dc.contributor.authorSantos, Harlon Romariz Rabelopt_BR
dc.contributor.authorFelin, Lourenço Britopt_BR
dc.date.accessioned2021-01-09T04:18:48Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn0102-4698pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/217175pt_BR
dc.description.abstractO artigo analisa a relação entre a heterogeneidade das escolas públicas e a ocupação das vagas da política de ações afirmativas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A partir da literatura sobre estratificação escolar em sociologia da educação, assume-se a existência de um quasemercado escolar na rede pública, com escolas regulares e diferenciadas. Os dados explorados referem-se aos ingressos do ano de 2017. A metodologia, de cunho quantitativo, privilegiou análises descritivas, cruzamentos simples e medidas básicas de associação, caracterizando-se como um estudo exploratório. Os resultados mostram que os egressos das escolas regulares têm um acesso proporcionalmente menor às vagas reservadas na modalidade que não considera renda ou cor/raça. Esse fenômeno ocorre de forma mais intensa nos cursos mais concorridos. Considerando a heterogeneidade entre escolas públicas, a forma atual de ingresso na educação superior pública favorece egressos da escola pública diferenciada frente aos egressos da regular. Entende-se que esse fato caracteriza um limite na correção da distorção no acesso à educação superior pública federal.pt_BR
dc.description.abstractThe article analyzes the relation between the heterogeneity of public schools and the occupation of undergraduate student places reserved by the affirmative action policy at the Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Based on the literature on educational stratification developed within Sociology of Education, this article assumes a quasi-market on public education, with regular and differentiated schools. The data explored in this article refer to students admitted in 2017. The quantitative methodology comprised descriptive analyses, crosstabulation, and basic measures of association, characterizing an exploratory study. The results show that students from regular public schools have a more limited access to reserved places in the quotas which do not consider income or race. This phenomenon is more intense in the most competitive programs. Considering the heterogeneity among public schools, the current procedures favor the admission in public higher education of graduates from differentiated public schools rather than students who attended regular public schools. This fact is understood as a limit in the remediation of distortions in the access to federal public higher education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação em revista (Belo Horizonte). Vol. 36 (2020), p. 1-21, e231759pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAffirmative actionsen
dc.subjectAções afirmativaspt_BR
dc.subjectEducational stratificationen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectPublic schoolen
dc.subjectSchool quasi-marketen
dc.subjectHigher educationen
dc.titleOrigem escolar e acesso à educação superior : análise da ocupação de vagas de ações afirmativas na UFRGSpt_BR
dc.title.alternativeSchool background and access to higher education : analysis of the occupation of affirmative action quotas at UFRGSen
dc.title.alternativeOrigen escolar y acceso a la educación superior : análisis de la ocupación de vacantes de acción afirmativa en UFRGSes
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001120178pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples