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dc.contributor.authorFischer, Maria Cecilia Buenopt_BR
dc.contributor.authorBasso, Marcus Vinicius de Azevedopt_BR
dc.date.accessioned2021-01-09T04:18:33Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn2675-1909pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/217171pt_BR
dc.description.abstractApresenta-se neste texto parte da trajetória de Léa da Cruz Fagundes, professora emérita da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e que, ao longo de mais de 60 anos de atuação como professora, gerou um legado em termos da formação de professores pesquisadores em áreas diversas como Alfabetização em Português, Alfabetização de Surdos, Artes, Psicologia, Ciências, Robótica Educacional, Informática na Educação, Matemática. Com formação básica em Pedagogia e Psicologia, guiou suas pesquisas na busca por compreender os processos de construção de conhecimentos e, nos últimos 40 anos de sua carreira, dedicou-se a investigar as possibilidades de utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação na construção de redes de conhecimento e seus usos na formação de professores e de estudantes da escola básica. Sua atuação como pesquisadora deu-se especialmente junto ao Laboratório de Estudos Cognitivos (LEC/UFRGS) da Universidade. Por toda a trajetória da professora Léa desde a década de 1950 até a de 2000, a partir da documentação encontrada, ainda em análise, mostramos as possibilidades de considerá-la como expertna formação de professores, quando se pensa em sua atuação no desenvolvimento cognitivo de crianças, mediado pelo uso dos recursos digitais de informação e comunicação.pt_BR
dc.description.abstractEste texto presenta parte de la trayectoria de Léa da Cruz Fagundes, profesora emérita de la Universidad Federal de Rio Grande do Sul y que, a lo largo de más de 60 años de trabajo como profesora, generó un legado en cuanto a la formación de investigadoresen diversas áreas como la Alfabetización en Portugués, Alfabetización de Sordos, Artes, Psicología, Ciencias, Robótica Educativa, Informática en Educación, Matemáticas. Con una formación básica en Pedagogía y Psicología, guió su investigación en la búsqueda de entender el proceso de construcción del conocimiento y, en los últimos 40 años de su carrera, se dedicó a investigar las posibilidades de utilizar las tecnologías digitales de la información y la comunicación en la construcción de redes de conocimiento y sus usos en la formación de profesores y estudiantes de primaria. Su actuación como investigadora se desarrolló especialmente en el Laboratorio de Estudios Cognitivos (LEC/UFRGS) de la Universidad. A lo largo de la trayectoria de la profesora Léa desde la década de 1950 hasta la de 2000, a partir de la documentación encontrada, aún en análisis, mostramos las posibilidades de considerarla como experta en formación docente, al pensar en su desempeño en el desarrollo cognitivo de los niños, mediada por eluso de las tecnologías digitales de la información y la comunicación.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofREMATEC: Revista de Matemática, Ensino e Cultura. Pará, Grupo de Pesquisa sobre Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM), 2020. Vol. 15, n. 34 (2020), p. 226-242.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAprendizagem : Matematicapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEducacao matematica : Historiapt_BR
dc.titleLéa da Cruz Fagundes : uma expert na formação de professores, em tempos de aprendizagem mediada por tecnologias digitais de informação e comunicaçãopt_BR
dc.title.alternativeLéa da Cruz Fagundes : una experta en la formación del profesorado, en tiempos de aprendizaje mediado por las tecnologías digitales de la información y la comunicaciónes
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001118739pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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