Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSilva, Andressa Abreu dapt_BR
dc.contributor.authorArcaro, Katiapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Rodrigo Sychocki dapt_BR
dc.date.accessioned2021-01-07T04:16:36Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn1517-6312pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/217087pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo constitui uma pesquisa de caráter documental que objetivou analisar de que forma os Projetos Pedagógicos de Curso das IFES do Rio Grande do Sul apresentam e estruturam a componente curricular História da Matemática. Recorre-se a estudos disponíveis na literatura e legislação vigente para sustentar a ideia de que a História da Matemática, enquanto elemento constitutivo na formação inicial do professor de matemática apresenta-se na forma de um desafio permanente o qual deve mobilizar todos os envolvidos com a formação de professores. A partir de um mapeamento feito nos currículos de Licenciatura em Matemática constatou-se que as IFES no Rio Grande do Sul manifestam a intenção de propor uma componente curricular teórico-reflexiva, dialogando com os futuros professores a partir da perspectiva de que a organização, estruturação e contribuições inerentes ao conhecimento científico matemático são consequências de uma constante realização humana.pt_BR
dc.description.abstractThe present article composes a research of documental character, which aimed to analyze in which ways the courses’ pedagogical projects of IFES of Rio Grande do Sul present and structure the curricular component History of Mathematics. It appeals to available studies in the literature and in the current legislation to support the idea that the History of Mathematics, while constitutive element in the initial formation of the mathematics teachers, presents itself as a permanent challenge, which may mobilize everyone who is involved with formation of teachers. Since a mapping in the resumes of Major in Mathematics has been made, it was found that the IFES in Rio Grande do Sul show an intention of proposing a theoretical-reflective curricular component, dialoguing with the future teacher from a perspective that the organization, structuring and contributions inherent to scientific knowledge of Mathematics are consequences of a constant human realization.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Thema. Pelotas. Vol. 17, n. 1 (2020), p. 172-192pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCurrículo : Ensino superiorpt_BR
dc.subjectHistória da matemáticapt_BR
dc.subjectFormação de professores : Matemáticapt_BR
dc.titleApresentação e estrutura da componente curricular História da Matemática na formação inicial do professor de matemática : reflexões a partir dos projetos pedagógicos de curso nas IFES do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.title.alternativePresentation and structure of curricular component History of Mathematics in the initial formation of the mathematics teachers : reflections from courses´ pedagogical projects at IFES of Rio Grande do Sulen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001116009pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples