Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorFasolo, Liege Bertolinipt_BR
dc.contributor.authorGurski, Rosept_BR
dc.date.accessioned2021-01-06T04:12:31Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn1415-7128pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/217056pt_BR
dc.description.abstractEste artigo apresenta o recorte de uma pesquisa de mestrado que teve como ponto de partida a experiência com docentes que recebem crianças consideradas da Educação Especial em duas escolas públicas estaduais de um município localizado no interior do Rio Grande do Sul. O estudo investigou o modo como as Rodas de Conversa podem contribuir para a formação continuada de educadores que recebem alunos ditos de inclusão. O objetivo principal foi interrogar se, ao sublinhar a experiência do su-jeito-educador, o dispositivo de escuta/intervenção de docentes, no contexto da inclusão, seria capaz de produzir o deslocamento da queixa ao enigma. A metodolo-gia utilizada para a condução e análise do material foi inspirada na escuta psicanalítica conjugada aos efeitos ético-metodológicos advindos do tema da experiência em Walter Benjamin. O trabalho contribui especialmente para pensar os efeitos que a construção do saber da experiência pode produzir na construção de uma micropolítica de inclusão.pt_BR
dc.description.abstractThis article is an excerpt of a Master's thesis based on the experience of teachers who assist schoolchildren with special needs in two public schools located in a country town in the state of Rio Grande do Sul, Brazil. The study investigated the way the Conversation Rounds can contribute to the continuous education of teachers who have students regarded as having special needs. The main purpose of the study was questioning whether the instrument of teachers' listening/intervention would be able to shift from the complaint to the enigma when the experience of the educator is highlighted in the context of inclusive education. The methodology used to conduct and analyze the material at the Rounds was inspired in the psychoanalytic listening, combined with the ethics-methodological effects from Walter Benjamin's theme of experience. The paper especially contributes to thinking about the construction of the knowledge of experience as a way of crossing to a micropolitics of inclusion.en
dc.description.abstractEl artículo presenta parte de un estudio realizado en la maestría que se basó en la experiencia con docentes que trabajan con niños supuestos de la educación especial de dos escuelas públicas, ubicadas en el interior del Rio Grande do Sul, Brasil. Se estudió cómo las ruedas de conversación pueden contribuir a la formación continuada de educadores que reciben alumnos con necesidades de inclusión en sus clases. El objetivo principal es saber si, al destacar la experiencia del sujeto-educador, el método de escucha/intervención de los docentes, en el contexto de inclusión, sería capaz de producir un movimiento de la queja al enigma. La metodología utilizada en el manejo y análisis del material fue inspirada en la escucha psicoanalítica con los efectos éticos y metodológicos del tema de la experiencia en Walter Benjamin. Especialmente, el trabajo contribuye a pensar la construcción del saber de la experiencia como una vía para establecer una micropolítica de inclusión.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEstilos da clínica : revista sobre a infância com problemas. São Paulo. Vol. 23, n. 2 (maio/ago. 2018), p. 406-429pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectPsychoanalysisen
dc.subjectTeacher's continuous educationen
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectInclusionen
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectMedidas socioeducativaspt_BR
dc.subjectExperienceen
dc.subjectPsicoanálisises
dc.subjectFormación docentees
dc.subjectInclusiónes
dc.subjectSaber de la experienciaes
dc.titleAlgumas notas sobre um trabalho de escuta e experiência em rodas de conversa com professores no contexto da inclusão : da "Rua de Mão Única" às "Passagens"pt_BR
dc.title.alternativeSome notes on a work of listening and experience at the conversation rounds with teachers in the context of inclusion : from "One-way street" to "Passages"en
dc.title.alternativeAlgunos apuntes acerca del trabajo de escucha y experiencia con ruedas de conversación con docentes en el contexto de la inclusión : De la "Calle de Mano única" a los "Pasajes"es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001114147pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem