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dc.contributor.advisorLucas, Maria Elizabeth da Silvapt_BR
dc.contributor.authorVenturin, Kelvinpt_BR
dc.date.accessioned2020-12-31T04:14:09Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/217025pt_BR
dc.description.abstractEntre 2010 e 2015 uma série de questões geopolíticas, dentre elas a inserção estratégica do Brasil no cenário internacional durante a primeira década do século XXI, o crescimento socioeconômico brasileiro até 2015 e o endurecimento das politicas migratórias de países historicamente receptores desses fluxos, atraíram imigrantes da África Ocidental, sobretudo senegaleses, mas também ganeses, nigerianos, beninenses, marfinenses, entre outros grupos para o Brasil. O Estado do Rio Grande do Sul, seja em sua capital Porto Alegre, ou em cidades industrializadas ao norte do estado, como Caxias do Sul e Passo Fundo, viu um aumento significativo dessa presença africana na região. Mas não são só as pessoas que migram, práticas sonoro-musicais também cruzam as fronteiras grafadas na memória, nos movimentos dos corpos, no canto e na dança desses sujeitos migrantes e, nesse processo, são profundamente marcadas pelas relações sociais, desafios e constrangimentos impostos pelos contextos onde se estabelecem. A literatura etnomusicológica frequentemente enfatiza as transformações que os sujeitos em contextos de mobilidade experienciam através dos encontros interculturais. Por meio de uma pesquisa etnográfica multissituada e colaborativa junto a rappers, percussionistas, cantores, compositores e dançarinos senegaleses e ganeses nas cidades de Porto Alegre, Caxias do Sul e Passo Fundo, parte dessa rede musical de migrantes que eu identifiquei e que acompanhei participando de ensaios, aulas, apresentações, gravações e das vidas cotidianas desses sujeitos, essa dissertação explora os processos criativos, discursos e projetos por meio dos quais esses sujeitos agenciam suas práticas musicais. Meu argumento é que a retomada de um fazer musical na mobilidade implica em uma série de negociações implícitas às relações interculturais. A pesquisa mostrou que, através do estabelecimento de redes e alianças por meio do fazer musical, esses sujeitos lidam com as necessidades sociais, restrições e condições de suas novas realidades traçando estratégias de mobilidade, inserção e posicionamento político.pt_BR
dc.description.abstractBetween 2010 and 2015, a series of geopolitical issues, among them are the strategic insertion of Brazil in the international scenario during the first decade of the 21st century, the Brazilian socioeconomic growth until 2015 and the hardening of the migratory policies in countries that were historically the destinations of these flows, attracted immigrants from West Africa, especially Senegalese, but also Ghanaians, Nigerians, Beninans, Ivorians, among other groups to Brazil. The state of Rio Grande do Sul, whether in its capital Porto Alegre, or in industrialized cities in the north of the state, like Caxias do Sul and Passo Fundo, saw a significant increase in this African presence in the region. But it is not only the people who migrate, musical practices and sounds also cross the borders inscribed in the memory, in the movements of the bodies, in the voice and dance of these migrants and, in this process, they are deeply marked by social relations, challenges and constraints imposed by the contexts in which they settle. The ethnomusicological literature often emphasizes the transformations that people in contexts of mobility experience through intercultural encounters. By means of a multisituated and collaborative ethnographic research with Senegalese and Ghanaian rappers, percussionists, singers, composers and dancers in the cities of Porto Alegre, Caxias do Sul and Passo Fundo, part of this music network of migrants that I identified and followed participating in rehearsals, classes, presentations, recordings and in their daily lives, this dissertation explores the creative processes, discourses and projects through which these subjects manage their musical practices. My argument is that the resumption of musical activity in mobility implies a series of negotiations implicit to the intercultural relations. The research showed that, through the establishment of networks and alliances by music making, these subjects deal with the social needs, restrictions and conditions of their new realities by designing strategies of mobility, insertion and political positioning.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEthnomusicologyen
dc.subjectEtnomusicologiapt_BR
dc.subjectImigraçãopt_BR
dc.subjectImmigrationen
dc.subjectPráticas musicaispt_BR
dc.subjectSenegaleseen
dc.subjectRio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectGhanaiansen
dc.titleConstruindo projetos na mobilidade : práticas musicais e experiência migratória entre senegaleses e ganeses no Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001120923pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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