A percepção de estudantes e docentes de escolas municipais do Recife sobre educação ambiental e a contribuição da universidade enquanto instituição promotora da construção do conhecimento
View/ Open
Date
2018Author
Academic level
Doctorate
Type
Title alternative
The perception of students and teachers of the Recife municipal schools on environmental education and the contribution of the university as a promoting institution of the construction of knowledge
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho enfoca o diálogo entre a Educação Ambiental (EA) e a Educação Escolar (EE) em escolas da Rede Municipal do Recife, considerando a percepção e a prática dos atores sociais presentes nas escolas investigadas: estudantes, professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares. O objetivo geral foi analisar a percepção dos estudantes de três escolas acerca da Educação Ambiental, verificando como esse tema se materializa nas salas de aula, além de considerar, entre os demais envol ...
Este trabalho enfoca o diálogo entre a Educação Ambiental (EA) e a Educação Escolar (EE) em escolas da Rede Municipal do Recife, considerando a percepção e a prática dos atores sociais presentes nas escolas investigadas: estudantes, professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares. O objetivo geral foi analisar a percepção dos estudantes de três escolas acerca da Educação Ambiental, verificando como esse tema se materializa nas salas de aula, além de considerar, entre os demais envolvidos, a percepção da importância da universidade como instituição que promove a construção do conhecimento. Participaram da pesquisa estudantes matriculados no segundo ano do Ensino Fundamental, com idade entre 7 e 10 anos. A metodologia foi baseada na coleta de dados, após a etapa inicial de diagnose, a partir de uma intervenção elaborada como sequência didática enfocando temas relacionados à preservação da Mata Atlântica. Com os demais atores, profissionais das escolas, foi aplicado um questionário com perguntas abertas acerca do método utilizado no âmbito acadêmico e de que forma se materializa a inserção do tema EA. Entre as questões estão incluídos temas sobre a Lei, sobre o Ambiente Natural e sobre o papel da universidade na construção do conhecimento sobre o meio ambiente, além da inclusão da contribuição dos estudantes e profissionais investigados. Os dados coletados revelaram a importância de construir conceitos sobre EA de maneira lúdica e próxima à realidade dos estudantes, a necessidade de capacitação dos educadores sobre o tema de EA e a importância de fortalecer o elo entre a escola e a universidade, congregando teorias e práticas em prol de uma sociedade sustentável. É no espaço construtivo da escola que são veiculadas concepções de atitudes reflexivas e novos diálogos na busca da socialização dos saberes. Para a incorporação da EA é imprescindível conhecer o Ambiente Natural em toda a sua contextualização e dimensão: cultural, científica, social, econômica, política e tecnológica. Com esta perspectiva, a EA se viabiliza em formato interdisciplinar, possibilitando ao processo pedagógico tornar-se mais consistente. Pensar em EA sem conscientização e sem atitudes críticas, pouco agregará valor à conservação da natureza. Percebe-se que, a partir de um processo de aprendizagem qualificado, conceitos e ideias, o Ambiente Natural pode ser (re)significado. Com relação aos educadores, por meio de observação in loco e questionário, percebe-se a importância da inclusão de um processo de qualificação profissional. Os resultados se tornaram base na produção de três textos que propõem o enriquecimento do debate e dos olhares sobre o Ambiente Natural, incluindo um artigo sobre a contribuição de uma instituição pública de ensino superior como promotora da construção do conhecimento. ...
Abstract
This work focuses on the dialogues between Environmental Education (EE) and School Education (SC) in public municipal elementary schools in Recife, regarding perceptions and practices developed by social actors involved: students, teachers, pedagogic coordinators and school managers. The main aim was to analyze perceptions on Environmental Education by students from three schools, verifying how this theme is materialized in classroom activities. Among the other people involved, it was considere ...
This work focuses on the dialogues between Environmental Education (EE) and School Education (SC) in public municipal elementary schools in Recife, regarding perceptions and practices developed by social actors involved: students, teachers, pedagogic coordinators and school managers. The main aim was to analyze perceptions on Environmental Education by students from three schools, verifying how this theme is materialized in classroom activities. Among the other people involved, it was considered how university is perceived, in terms of its role as a promoter of knowledge construction. 2nd grade students, aged 7 to 10, participated in the study, and the methodology was based on data collection, after a diagnostic evaluation stage, followed by a didactic sequence elaborated on themes related to the preservation of the Atlantic Rainforest. The other actors involved answered an open-ender questionnaire about the academic methods employed to cover the theme of Environmental Education. Questions included topics on environmental laws, about Natural Environment and about the role of the university in the construction of knowledge about the environment, as well as questions on the contributions by students’ and professionals investigated. The collected data revealed the importance of concept construction on EE in a playful and creative way, close to students’ reality; the necessity of teachers training on the theme and the importance of strengthening bonds between schools and universities, gathering theories and practices in order to favor the development of sustainable societies. The constructive atmosphere of the school is the place where reflective attitudes and conceptions are conveyed as a means of sharing knowledge in new dialogues. In order to be integrated into the construction knowledge process, EE needs to be understood in its whole and complex context, within its different dimensions: cultural, scientific, social, economic, political and technological. Under this interdisciplinary perspective, it is more likely that EE assumes a more educational consistency, based on a critical attitude, which is essential for the awareness about preservation of nature. Thus, natural environment can be given a new meaning, through a qualified teaching-learning process. As for educators, through in loco observations and the analysis of their responses to the questionnaire, it is clearly noticed the significance of in service teachers training. The results of this work were used in the writing of three text with the purpose of enriching the debate about natural environment, included an article about the contribution of a public university as a promoter of the knowledge construction process. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.
Collections
-
Multidisciplinary (2563)
This item is licensed under a Creative Commons License