Show simple item record

dc.contributor.authorRomeiro, Vivianept_BR
dc.contributor.authorBullinger, Monikapt_BR
dc.contributor.authorMarziale, Maria Helena Paluccipt_BR
dc.contributor.authorFegadolli, Claudiapt_BR
dc.contributor.authorReis, Roberta Alvarengapt_BR
dc.contributor.authorSilveira, Renata Cristina de Campos Pereirapt_BR
dc.contributor.authorCosta Junior, Moacyr Lobo dapt_BR
dc.contributor.authorSousa, Fatima Aparecida Emm Faleirospt_BR
dc.contributor.authorAndrade, Valéria Sousa dept_BR
dc.contributor.authorConacci, Beatriz Julianapt_BR
dc.contributor.authorNascimento, Fernanda Karlapt_BR
dc.contributor.authorSantos, Cláudia Benedita dospt_BR
dc.date.accessioned2020-12-31T04:13:31Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn1518-8345pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/216999pt_BR
dc.description.abstractObjetivo: mapear a produção científica brasileira que versa sobre as fases do processo metodológico para a utilização dos instrumentos e/ou formulários DISABKIDS® adaptados para o Brasil. Método: scoping review realizada através da busca em 10 bases de dados eletrônicas, no Google Scholar e por meio de consulta à pesquisadores, sem restrição de período ou idioma. Resultados: o mapeamento identificou 90 estudos científicos que envolveram 46 instrumentos, dos quais 11 (23,9%) foram realizados os processos de elaboração e/ ou adaptação cultural dos instrumentos DISABKIDS® para mensuração da Qualidade de Vida de crianças ou adolescentes com condições crônicas e em 35 (76,1%) foram utilizados o Formulários de Impressões Gerais e/ou Folhas Específicas para realizar a validação semântica de outros instrumentos. Conclusão: constatou-se que essa scoping review permitiu avaliação abrangente do uso do instrumento e dos documentos DISABKIDS®. Em relação à validação do instrumento adaptado ao Brasil apresenta avanço positivo do cenário junto ao desenvolvimento de projetos acadêmicos/científicos no país, a partir da incorporação ao método preconizado pela literatura para elaboração, adaptação cultural e validação de instrumentos, do registro sistematizado e padronizado da percepção, bem como do entendimento da população alvo sobre a medida de interesse, ao lançar mão de formulários DISABKIDS® adaptados para esse fim.pt_BR
dc.description.abstractObjetivo: mapear la producción científica que se ocupa de las etapas del proceso metodológico para el uso de los instrumentos y/o formularios adaptados DISABKIDS® a Brasil. Método: scoping review, búsqueda realizada en 10 bases de datos electrónicas, en el Google Scholar y por intermedio de consulta a investigadores, sin restricción de período o idioma. Resultados: el mapeo identificó 90 estudios científicos que involucraron 46 instrumentos, de los cuales 11 (23,9%) la elaboración y/o adaptación cultural de los instrumentos DISABKIDS® se realizaron para medir la Calidad de Vida de niños o adolescentes con afecciones crónicas y en 35 (76,1%) utilizaron los Formularios de Impresiones Generales y/o Hojas Específicas para realizar la validación semántica de otros instrumentos. Conclusión: se encontró que esta revisión de alcance permitió una evaluación exhaustiva del uso del instrumento y los documentos DISABKIDS®. En cuanto a la validación del instrumento adaptado a Brasil presenta un avance positivo del escenario en conjunto al desarrollo de proyectos académicos/científicos en el país, desde la incorporación al método recomendado por la literatura para la elaboración, adaptación cultural y validación de instrumentos, desde el registro sistematizado y estandarizado de la percepción, así como la comprensión de la población objetivo sobre la medida de interés mediante el uso de formularios DISABKIDS® adaptados con esta finalidad.es
dc.description.abstractObjective: to map the Brazilian scientific production related to the stages of the methodological process for the use of DISABKIDS® instruments and/or forms adapted to Brazil. Method: scoping review, with searches conducted on10 electronic databases, plus Google Scholar and contacts with researchers, without restriction of period or language. Results: the mapping identified 90 scientific studies involving 46 instruments. Of these, 11 (23.9%) included the elaboration and/or cultural adaptation of the DISABKIDS® instruments to measure the Quality of Life of children or adolescents with chronic conditions and 35 (76.1%) used the Generic Measures and/or Specific Modules for the semantic validation of other instruments. Conclusion: this scoping review allowed a comprehensive evaluation of the use of the DISABKIDS® instrument and forms, in relation to the validation of the instrument adapted to Brazil, presenting a positive advance in the scenario with the development of academic/scientific projects in the country, incorporating the method recommended by the literature for the elaboration, cultural adaptation and validation of instruments and for the systematized and standardized recording of the perception and understanding of the target population about the measure of interest, using DISABKIDS® forms adapted for this purpose.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isomulpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Latino-Americana de Enfermagem. Ribeirão Preto. Vol. 28 (2020), p. 1-14, e3257pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComparação transculturalpt_BR
dc.subjectComparación Transculturales
dc.subjectEstudios de Validación como Asuntoes
dc.subjectEstudos de validaçãopt_BR
dc.subjectInquéritos e questionáriospt_BR
dc.subjectEncuestas y Cuestionarioses
dc.subjectPsicometriapt_BR
dc.subjectPsicometríaes
dc.subjectCalidad de Vidaes
dc.subjectQualidade de vidapt_BR
dc.subjectRevisiónes
dc.subjectRevisãopt_BR
dc.subjectCross-Cultural Comparison en
dc.subjectValidation Studies as Topicen
dc.subjectSurveys and Questionnaires en
dc.subjectPsychometrics en
dc.subjectQuality of Life en
dc.subjectReview en
dc.titleDisabkids® no Brasil : avanços e perspectivas futuras na produção do conhecimento científicopt_BR
dc.title.alternativeDisabkids® en Brasil : avances y perspectivas futuras en la producción del conocimiento científicoes
dc.title.alternativeDisabkids® in Brazil : advances and future perspectives for the production of scientific knowledgeen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001114997pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record