A quem pertence o passado norte-americano? : a controvérsia sobre os National History Standards nos Estados Unidos (1994-1996)
Fecha
2015Autor
Resumo
O presente artigo trata da controvérsia pública sobre os National History Standards, um conjunto de propostas que visavam a auxiliar na reforma do Ensino Básico nos Estados Unidos, entre 1994 e 1996. No texto, enfatizam-se as respostas dos setores conservadores às diretrizes propostas, especialmente sua rejeição àquilo que consideravam um “sequestro da história” pelas hostes “multiculturais”, “politicamente corretas” e “antiocidentais”. Com isso, argumenta-se que tais setores buscavam a constru ...
O presente artigo trata da controvérsia pública sobre os National History Standards, um conjunto de propostas que visavam a auxiliar na reforma do Ensino Básico nos Estados Unidos, entre 1994 e 1996. No texto, enfatizam-se as respostas dos setores conservadores às diretrizes propostas, especialmente sua rejeição àquilo que consideravam um “sequestro da história” pelas hostes “multiculturais”, “politicamente corretas” e “antiocidentais”. Com isso, argumenta-se que tais setores buscavam a construção de um passado estável e sem conflitos justamente como contraponto a um presente que se apresentava cada vez mais instável e conflituoso, assegurando, assim, uma ideia bastante limitada sobre quem eram os personagens da história norte-americana e o que ela deveria significar. ...
En
Anos 90 : revista do Programa de Pós-Graduação em História. Porto Alegre, RS. Vol. 22, n. 41 (jul. 2015), f. 29-53
Origen
Nacional
Colecciones
-
Artículos de Periódicos (39552)Ciencias Humanas (6795)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License