Alfabetização e leitura : qual o olhar das revistas pedagógicas acadêmicas?
Fecha
2004Otro título
Literacy and reading: what is the academic pedagogical journals gaze?
Materia
Resumo
O estudo tem como objetivo analisar os artigos publicados sobre leitura e alfabetização de 1998 a 2002 em revistas consideradas de excelência na área de educação, buscando identificar questões de autoria, temáticas mais freqüentes e tendências teóricas. Entre outros dados, a análise evidenciou a maior freqüência de temas como: livros de leitura, história da leitura e da educação, a professora como leitora, letramento ou alfabetismo e políticas públicas, trabalho com crianças, a leitura e as nov ...
O estudo tem como objetivo analisar os artigos publicados sobre leitura e alfabetização de 1998 a 2002 em revistas consideradas de excelência na área de educação, buscando identificar questões de autoria, temáticas mais freqüentes e tendências teóricas. Entre outros dados, a análise evidenciou a maior freqüência de temas como: livros de leitura, história da leitura e da educação, a professora como leitora, letramento ou alfabetismo e políticas públicas, trabalho com crianças, a leitura e as novas tecnologias. O estudo mostra também a emergência do conceito de letramento (literacy) como importante conceito explicativo do período estudado. ...
Abstract
This study aims at analyzing articles on reading and literacy published in magazines considered excellent in the field of education from 1998 to 2002, seeking to identify issues of authorship, most frequent topics and theoretical tendencies. Among other data, the analysis has shown the most frequent topics to be: reading books, history of reading and education, the female teacher as reader, literacy and public policies, experiences with children, reading and new technologies. This study also sh ...
This study aims at analyzing articles on reading and literacy published in magazines considered excellent in the field of education from 1998 to 2002, seeking to identify issues of authorship, most frequent topics and theoretical tendencies. Among other data, the analysis has shown the most frequent topics to be: reading books, history of reading and education, the female teacher as reader, literacy and public policies, experiences with children, reading and new technologies. This study also shows the emergence of concept literacy as explaining the studied period. ...
En
Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 29, n. 2 (jul./dez. 2004), p. 163-178
Origen
Nacional
Colecciones
-
Artículos de Periódicos (39951)Ciencias Humanas (6878)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License