A luz sincrotron iluminando a formação de professores
View/ Open
Date
2020Author
Type
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este artigo apresenta as duas primeiras versões de um curso de formação em serviço para professores de física de Ensino Médio, em que eles visitam todos os espaços do maior complexo de laboratórios científicos brasileiros e do mais novo acelerador de partículas brasileiro, o Sirius, além de terem aulas teóricas. Esse curso foi realizado por meio de uma parceria do Centro Nacional de Pesquisa em Energias e Materiais com a Sociedade Brasileira de Física, teve duração de uma semana, nos meses de j ...
Este artigo apresenta as duas primeiras versões de um curso de formação em serviço para professores de física de Ensino Médio, em que eles visitam todos os espaços do maior complexo de laboratórios científicos brasileiros e do mais novo acelerador de partículas brasileiro, o Sirius, além de terem aulas teóricas. Esse curso foi realizado por meio de uma parceria do Centro Nacional de Pesquisa em Energias e Materiais com a Sociedade Brasileira de Física, teve duração de uma semana, nos meses de janeiro de 2019 e 2020, e foi denominado Escola de Síncrotron/Sirius para Professores do Ensino Médio. Durante a Escola, os professores conheceram as instalações do Centro Nacional de Pesquisas de Energias e Materiais e seus quatro grandes laboratórios: Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, o Laboratório Nacional de Biociências, o Laboratório Nacional de Biorrenováveis e o Laboratório Nacional de Nanotecnologia. Com a duração de uma semana, os cursos foram ministrados por pesquisadores do próprio CNPEM, que tiveram como objetivo mostrar os conceitos envolvidos e as aplicações dos diversos laboratórios, tendo como meta levar as ideias da aplicação da física moderna para a sala de aula. Os professores que participaram dos cursos, após estarem imersos em toda a atmosfera de pesquisa da ciência de ponta, saem com a missão de divulgar os avanços da ciência e da tecnologia brasileiras para os alunos. ...
In
Física na escola. São Paulo. Vol. 18, n. 2 (out. 2020), p. 81-86
Source
National
Collections
-
Journal Articles (40361)Exact and Earth Sciences (6164)
This item is licensed under a Creative Commons License