Mostrar el registro sencillo del ítem
Pátio escolar : espaço para ensino e aprendizagem de ciências
dc.contributor.advisor | Moço, Maria Cecília de Chiara | pt_BR |
dc.contributor.author | Reginatto, Natália Araújo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-12-16T04:07:46Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/216524 | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho foi investigar a utilização dos espaços escolares externos - os pátios - por professores e professoras de Ciências. Esses espaços podem representar um recurso importante no apoio a avanços na melhoria do ensino e aprendizagem dessa disciplina. Contudo, no contexto brasileiro, parece existir uma falta de atenção aos pátios escolares, uma vez que o ensino tradicional restringe o processo de ensino e aprendizagem à sala de aula. Foram feitas entrevistas semiestruturadas com 13 docentes de escolas da rede pública que, durante a sua atuação profissional, usaram os espaços externos como ambientes de ensino. Todas as entrevistas foram transcritas na íntegra e analisadas através de uma análise de conteúdo, resultando em categorias e subcategorias de análise. A partir das percepções, foi possível concluir que os pátios apresentam um grande potencial pedagógico nas Ciências e são percebidos a partir de múltiplas possibilidades, desde o entendimento destes espaços como ambiente de ensino até a seu efetivo uso para práticas pedagógicas. Os pátios se mostraram locais versáteis permitindo a diversificação de estratégias metodológicas. Apesar das dificuldades elencadas pelos(as) professores(as), muitos pontos positivos foram levantados, como melhoria no aprendizado conceitual dos(as) alunos(as) e nas suas posturas em relação ao processo de ensino e aprendizagem. Por fim, espera-se que mais pesquisas sejam realizadas nesta temática para que, cada vez mais, os pátios escolares consolidemse e ganhem a atenção e importância que merecem. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Patios escolares | pt_BR |
dc.subject | Espaços escolares externos | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem : Ciências | pt_BR |
dc.title | Pátio escolar : espaço para ensino e aprendizagem de ciências | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001109366 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Biociências | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Biológicas: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Tesinas de Curso de Grado (37361)Tesinas Ciencias Biológicas (1353)