Opacidade sonora no Novo Ciclo de Cinema Pernambucano
Visualizar/abrir
Data
2020Tipo
Resumo
A partir de três filmes do chamado Novo Ciclo de Cinema Pernambucano, o artigo propõe pensar a presença de um possível regime de opacidade no som de cinema brasileiro contemporâneo. A análise dos filmes, que exploram as possibilidades estéticas das novas tecnologias de captação, edição e exibição de som, é tensionada com a revisão teórica sobre os conceitos chaves dessa discussão. Para isso parte-se da definição dos regimes de opacidade e transparência, segundo Xavier (2012), e de sua relação c ...
A partir de três filmes do chamado Novo Ciclo de Cinema Pernambucano, o artigo propõe pensar a presença de um possível regime de opacidade no som de cinema brasileiro contemporâneo. A análise dos filmes, que exploram as possibilidades estéticas das novas tecnologias de captação, edição e exibição de som, é tensionada com a revisão teórica sobre os conceitos chaves dessa discussão. Para isso parte-se da definição dos regimes de opacidade e transparência, segundo Xavier (2012), e de sua relação com o real. Depois, discute-se o impacto das tecnologias do cinema para esta problemática. Conclui-se que as novas tecnologias introduzidas no período possuem um impacto, embora nem sempre o que se espera delas originalmente. ...
Abstract
Inspired by three films of the movement known as Novo Ciclo de Cinema Pernambucano, we consider a possible opacity of the device in film sound of Brazilian Contemporary Cinema. The film analysis explores the aesthetical possibilities opened by new technologies of sound recording, edition and display for film and is beset by the theoretical review of key concepts in the field. This develops from the definition of opacity and transparency of the device, as proposed by Xavier (2012), and its relat ...
Inspired by three films of the movement known as Novo Ciclo de Cinema Pernambucano, we consider a possible opacity of the device in film sound of Brazilian Contemporary Cinema. The film analysis explores the aesthetical possibilities opened by new technologies of sound recording, edition and display for film and is beset by the theoretical review of key concepts in the field. This develops from the definition of opacity and transparency of the device, as proposed by Xavier (2012), and its relation with the real. After that, the impact of film technologies in this problematic will be discussed. We consider that the new technologies introduced in the time frame have an aesthetical impact, though it does not necessarily match what was expected originally. ...
Contido em
Revista Brasileira de Música (UFRJ). Rio de Janeiro. Vol. 33, n. 1 (jan./jun. 2020), p. 264-289
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40281)Ciências Sociais Aplicadas (4125)
Este item está licenciado na Creative Commons License