Protagonismo de estudantes cotistas na Ocupação Akilombada da Reitoria da UFRGS
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Data
2020Tipo
Outro título
Protagonism of quota students in the Akilombada Occupation of the UFRGS Rectory
Assunto
Resumo
O presente artigo tem como principal objetivo abrir um debate sobre a participação e a atuação dos grupos, coletivos e movimentos sociais de estudantes cotistas, na Educação Superior Pública Brasileira, em tempos de política afirmativa. Para isso, traz um estudo preliminar realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os procedimentos teórico-metodológicos assentam-se na análise de conteúdo das fontes: político-normativas e entrevista semiestruturada, para proceder a um estudo ...
O presente artigo tem como principal objetivo abrir um debate sobre a participação e a atuação dos grupos, coletivos e movimentos sociais de estudantes cotistas, na Educação Superior Pública Brasileira, em tempos de política afirmativa. Para isso, traz um estudo preliminar realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os procedimentos teórico-metodológicos assentam-se na análise de conteúdo das fontes: político-normativas e entrevista semiestruturada, para proceder a um estudo de caso sobre a implementação da comissão de verificação da autodeclação étnico-racial e das reivindicações estudantis através da Ocupação Akilombada da Reitoria da UFRGS, que ocorreu no ano de 2018. Para dar tratamento teórico-analítico aos achados da pesquisa, foram utilizados os conceitos de Gestão Democrática da Educação (BRASIL, 1988; 1996; UFRGS, 1995) e de Justiça Social Participativa (FRASER, 2010). As análises dos dados indicam fragilidades no enfrentamento dos desafios para promover a justiça social e educacional através da participação democrática de estudantes cotistas no processo de construção das políticas afirmativas. ...
Abstract
The main objective of this article is to open a debate on the participation and performance of groups, collectives and social movements of quota students in Brazilian Public Higher Education, in times of affirmative politics. For this, it brings a preliminary study carried out at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). Theoretical-methodological procedures are based on content analysis of sources: political-normative and semi-structured interview, in order to carry out a case study ...
The main objective of this article is to open a debate on the participation and performance of groups, collectives and social movements of quota students in Brazilian Public Higher Education, in times of affirmative politics. For this, it brings a preliminary study carried out at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). Theoretical-methodological procedures are based on content analysis of sources: political-normative and semi-structured interview, in order to carry out a case study on the implementation of the ethnic-racial self-declaration verification committee and student demands through the Akilombada Occupation of the UFRGS Rectory, which took place in 2018. To give theoretical-analytical treatment to the research findings, the concepts of Democratic Management of Education (BRASIL, 1988; 1996; UFRGS, 1995) and Participatory Social Justice (FRASER, 2010) were used. Data analysis indicates weaknesses in facing the challenges to promote social and educational justice through democratic participation of quota students in the process of building affirmative policies. ...
Contido em
Políticas educativas : revista do Programa Políticas Educativas do Núcleo Disciplinário Educação para a Integração da Associação de Universidades Grupo Montevidéu. Vol. 13, n.2 (2020), p. 39-50
Origem
Nacional
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