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dc.contributor.authorAgache, Graciela Elizabeth Texeirapt_BR
dc.contributor.authorDalcin, Andréiapt_BR
dc.date.accessioned2020-12-09T04:12:34Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn2447-6447pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/216253pt_BR
dc.description.abstractA Campanha da Nacionalização foi um movimento organizado pelo governo ditatorial de Getúlio Vargas que teve início no ano de 1938 até o final da Segunda Guerra Mundial. Esta Campanha teve como alvo os moradores estrangeiros do Brasil e seus filhos, principalmente os imigrantes e descendentes de alemães. A principal medida que afetaria a vida destas pessoas seria a proibição de ler, escrever ou falar em outro idioma que não fosse o português. Por este motivo, muitas instituições que tinham sido organizadas pelas comunidades teuto-brasileiras, inclusive escolas comunitárias, clubes e igrejas, não tiveram outra opção senão a de adaptar-se as novas normas, ou simplesmente fechar as portas. Neste artigo analisamos como o Colégio Concórdia, de confissão luterana, adaptou-se a esse contexto. Buscamos por indícios sobre mudanças no ensino de matemática e nas práticas relacionadas a este ensino. Constatamos que os livros de matemática utilizados no ambiente escolar, como todo o material relacionado a vida escolar dos alunos foi traduzido integralmente para o português, no entanto, algumas práticas como a memorização da tabuada e a preocupação com a as quatro operações, no contexto de exercícios aplicados ao comércio, permaneceram até o final dos anos 1940.pt_BR
dc.description.abstractThe Nationalization Campaign was a movement organized by the dictatorial government of Getúlio Vargas that began in 1938 until the end of World War II. This campaign targeted foreign residents of Brazil and their children, especially immigrants and German descendants. The main measure that would affect their lives would be a ban on reading, writing or speaking in a language other than Portuguese. For this reason, many institutions that had been organized by the Teuto-Brazilian communities, including community schools, clubs and churches, had no choice but to adapt to the new norms, or simply to close their doors. In this article we analyze how the College Concordia, of Lutheran confession, adapted to this context. We look for evidence of changes in math education and related practices. We found that the math books used in the school environment, as all the material related to the students' school life, were fully translated into Portuguese, however, some practices such as the memorization of the multiplication table and the concern with the four operations, in the context of applied to trade remained until the late 1940sen
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofHISTEMAT – Revista de História da Educação Matemática. São Paulo: Editora da Sociedade Brasileira de História da Matemática, 2019. Vol. 5, n. 2 (2019), p. 17-40pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeuto-Brazilian Schoolen
dc.subjectHistória da educaçãopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectNationalization campaignen
dc.subjectHistory of Mathematical Educationen
dc.subjectMathematics teachingen
dc.titleA campanha da nacionalização no Colégio Concórdia e o ensino de matemáticapt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001119653pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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