Enunciações estéticas em vídeos escolares na cultura digital : por uma outra forma de olhar os estudos midiáticos na escola
dc.contributor.author | Boll, Cíntia Inês | pt_BR |
dc.contributor.author | Muller, Daniel Nehme | pt_BR |
dc.contributor.author | Rossato, Maristela | pt_BR |
dc.contributor.author | Axt, Margarete | pt_BR |
dc.contributor.author | Ramos, Wilsa Maria | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-12-09T04:12:27Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2177-5060 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/216249 | pt_BR |
dc.description.abstract | Uma típica comunicação contemporânea é cada dia mais carregada pelo componente estético enunciado em muitos trabalhos escolares juvenis em vídeos definidos como paródias no YouTube. Nesse sentido, esse ensaio propõe a reflexão de uma típica produção contemporânea juvenil baseada na narrativa videográfica. Trata-se de uma comunicação dialógica onde quem vê algo, vê e (re)age atribuindo sentidos que não só técnica e/ou criticamente, pois que o faz com todos seus poros, dilatando seu olhar com todas as pupilas materiais e imateriais de seu corpo, pele e alma. Uma produção que se mantém ativada na relação dinâmica também com fruidores/leitores dessas comunicações e que, em sintonia com a cultura digital, convida-nos a investigar a relação discursiva enunciada esteticamente nessas narrativas dispostas nas paródias videográficas escolares. | pt_BR |
dc.description.abstract | A typical contemporary communication is every day more loaded by the aesthetic enunciation component in many youth schoolwork videos defined as parodies on YouTube. Thus, this paper proposes a reflection of a typical youthful contemporary production based on videographic narrative. It is a dialogical communication where those who see something, see and (re)act by assigning meanings that not only technically and/or critically, because they do it with all their pores, dilating their look with all the material and immaterial eye pupils of their body, skin and soul. A production that remains active in the dynamic relationship also fruitors/readers of these communications and in line with the digital culture, invites us to investigate the discursive relation aesthetically enunciated these narratives arranged in school videographic parodies | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Plurais: Revista Multidisciplinar. Salvador, BA. Vol. 4, n. 2 (maio/ago. 2019), p. 132-144 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Aesthetic Enunciation | en |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Schoolwork | en |
dc.subject | Cultura digital | pt_BR |
dc.subject | School Video Parodies | en |
dc.subject | Digital culture | en |
dc.subject | Youth Videos | en |
dc.title | Enunciações estéticas em vídeos escolares na cultura digital : por uma outra forma de olhar os estudos midiáticos na escola | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001119612 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (39951)Ciências Humanas (6878)