Perspectivas sobre o uso de metodologias ativas no contexto da cultura digital
Visualizar/abrir
Data
2019Tipo
Outro título
Perspectives on the use Of methodologies active in the context Of digital culture
Resumo
Frente aos desafios atuais da educação em contexto de cultura digital e de sociedade da informação, é importante pensar sobre as abordagens metodológicas utilizadas em sala de aula de modo a oportunizar a formação de um estudante atuante sobre esse contexto social e cultural. Nesse sentido, as metodologias ativas demonstram possibilidades de trabalho onde o estudante pode ter ação autônoma, criativa e exploradora do aprendizado fortalecido pelo suporte do professor enquanto mediador e questiona ...
Frente aos desafios atuais da educação em contexto de cultura digital e de sociedade da informação, é importante pensar sobre as abordagens metodológicas utilizadas em sala de aula de modo a oportunizar a formação de um estudante atuante sobre esse contexto social e cultural. Nesse sentido, as metodologias ativas demonstram possibilidades de trabalho onde o estudante pode ter ação autônoma, criativa e exploradora do aprendizado fortalecido pelo suporte do professor enquanto mediador e questionador. O presente artigo se propõe a explorar perspectivas quanto ao uso dessas metodologias ativas diante do cenário cultural atual, refletindo sobre cultura, cada dia mais também digital, e sobre as relações feitas entre os termos ‘metodologias ativas’ e ‘aprendizagem ativa’, a partir do questionamento sobre a sua relevância pedagógica e as discussões existentes entre as metodologias e o momento social/cultural em que se vive. Em reflexão referente a isso, percebe-se o uso dessas metodologias enquanto possibilidade de fornecer um espaço mais atuante para o estudante, que é um ser naturalmente ativo, em sala de aula e trabalhar com diferentes metodologias favorecendo as várias habilidades presentes nos estudantes de uma turma. ...
Abstract
Faced with the current challenges of education in the context of digital culture and information society, it is important to think about the methodological approaches used in the classroom in order to provide an opportunity for the formation of a student active in this social and cultural context. In this sense, the active methodologies demonstrate work possibilities where the student can have autonomous, creative and exploitative learning action strengthened by the support of the teacher as a ...
Faced with the current challenges of education in the context of digital culture and information society, it is important to think about the methodological approaches used in the classroom in order to provide an opportunity for the formation of a student active in this social and cultural context. In this sense, the active methodologies demonstrate work possibilities where the student can have autonomous, creative and exploitative learning action strengthened by the support of the teacher as a mediator and questioner. This article aims to explore perspectives on the use of these active methodologies in the current cultural scenario, reflecting on culture, increasingly digital as well, and on the relationships between the terms 'active methodologies' and 'active learning', based on questioning about its pedagogical relevance and the existing discussions between the methodologies and the social / cultural moment in which it lives. Reflecting on this, we can see the use of these methodologies as a possibility to provide a more active space for the student, who is a naturally active being, in the classroom and work with different methodologies favoring the various skills present in the students of a school. class. ...
Contido em
Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia. Canoas, Revista do Mestrado Profissional em Informática na Educação (MPIE) do IFRS Campus Porto Alegre e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências da UFRGS, 2020. Vol. 8, n. 2 (2019), p. 1-20.
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40361)Ciências Humanas (6937)
Este item está licenciado na Creative Commons License