Cyberformação e o design de atividades-matemáticas : cultura, contextos e horizontes que se desvelam
Fecha
2019Otro título
Cybereducation and the design of mathematical-activities : culture, contexts and horizons that unveil themselves
Materia
Resumo
O objetivo desse artigo foi compreender, em termos de dimensão pedagógica, no que uma concepção de formação com professores de matemática que defende o trabalho com Tecnologias Digitais, de modo que essas sejam partícipes da produção do conhecimento matemático, progride quando há o desenvolvimento de atividades-matemáticas-com-TD vinculadas a contextos culturais. Isso foi discutido a partir de teóricos que estudam a concepção de Cyberformação e de outros que refletem sobre a inserção de context ...
O objetivo desse artigo foi compreender, em termos de dimensão pedagógica, no que uma concepção de formação com professores de matemática que defende o trabalho com Tecnologias Digitais, de modo que essas sejam partícipes da produção do conhecimento matemático, progride quando há o desenvolvimento de atividades-matemáticas-com-TD vinculadas a contextos culturais. Isso foi discutido a partir de teóricos que estudam a concepção de Cyberformação e de outros que refletem sobre a inserção de contextos culturais na Educação. Assim, foi proposto um curso de extensão a distância para professores de matemática provenientes de diferentes contextos culturais, no qual esses desenvolveram atividades-matemáticas-com-TD, correlacionando-as a esses contextos. A análise realizada nos possibilitou evidenciar uma “matemática não planejada” como uma das facetas do horizonte que se desvelou à dimensão pedagógica da concepção da Cyberformação. Essa, se mostrou em função do professor se propor a desenhar atividades considerando aspectos de contextos culturais, possibilitando a seus alunos se lançarem a essa “matemática não planejada”, de modo a romper com a reprodução de atividades prontas, muitas vezes, coletadas em livros didáticos que se referem a grandes centros, o que não contribui com a produção do conhecimento com um sentido próprio atribuído à matemática estudada. ...
Abstract
The aim of this paper was to understand, in terms of pedagogical dimension, in that a conception of education with mathematics teachers that defends the work with Digital Technologies (DT), which are participants in the production of mathematical knowledge, progresses when there is the development of mathematical-activities-with-DT linked to cultural contexts. This was discussed from theorists who study the conception of Cybereducation and others who reflect on the insertion of cultural context ...
The aim of this paper was to understand, in terms of pedagogical dimension, in that a conception of education with mathematics teachers that defends the work with Digital Technologies (DT), which are participants in the production of mathematical knowledge, progresses when there is the development of mathematical-activities-with-DT linked to cultural contexts. This was discussed from theorists who study the conception of Cybereducation and others who reflect on the insertion of cultural contexts in Education. Thus, a distance extension course was proposed for mathematics teachers from different cultural contexts, in which they developed mathematical-activities-with-TD, correlating them to these contexts. The analysis that was made turns possible to highlight an "unplanned mathematics" as one of the facets of the horizon that was revealed to the pedagogical dimension of the Cybereducation conception. This has been shown as a function of the teacher proposing to design activities considering aspects of cultural contexts, allowing their students to launch into this "unplanned mathematics", in order to break with the reproduction of activities, often collected in books didactics that refer to large centers, which does not contribute to the production of knowledge with a proper meaning attributed to the mathematics studied. ...
En
Revista Eletrônica de Educação Matemática. Florianópolis, Universidade Federal de Santa Catarina, 2019. Vol. 14, n. 1 (2019) p. 1-20
Origen
Nacional
Colecciones
-
Artículos de Periódicos (40281)Ciencias Humanas (6919)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License