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dc.contributor.authorAlmeida, Dóris Bittencourtpt_BR
dc.contributor.authorPoletto, Julia Tomedipt_BR
dc.date.accessioned2020-12-05T04:27:55Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn0103-1457pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/216160pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo toma como objeto de análise cadernos produzidos por Romana Bragatti, entre os anos de 1934 e 1936, estudante do Curso Complementar do Colégio São José, localizado em Caxias do Sul – RS. O estudo investiga esses suportes de escrita, suas materialidades e enunciados, na tentativa de compreender o uso dos artefatos e os discursos constitutivos da formação docente. Como respaldo teórico, são referenciados António Viñao-Frago (2008), Castillo Gómez (2012) e Jean Hébrard (2001), autores que trabalham com a história da cultura escrita, exploram aspectos gráficos, apontam para caminhos metodológicos e sinalizam na direção de possibilidades de produção historiográfica em torno desses dispositivos. Por meio desses aportes, a pesquisa busca contribuir com a análise desses artefatos da cultura escolar e expressar caminhos de investigação para quem se arrisca a desenvolver pesquisas inscritas nessas perspectivas. Como escrituras disciplinadas, cadernos escolares, em tese, não permitem a expressão da espontaneidade dos escreventes, entretanto, alguns registros produzidos pela aluna, aparentemente sutis, realçam transgressões sobre esse material e sobre o processo de escolarização que vivenciava, possibilitando perceber marcas da autora. Os assuntos que comparecem nesses cadernos versam sobre temas de História Universal e de Pedagogia, saberes considerados importantes à formação das estudantes, apresentados descritivamente. Especialmente o Caderno de Pedagogia, para além da descrição, manifesta também um caráter explicativo-prescritivo, constituindo-se, supostamente, em referência de leitura, notadamente de orientação teórico-metodológica. Ao examiná-los, observa-se uma espécie de mimetização dos manuais escolares vigentes. Infere-se que as alunas copiavam textos desses manuais, que eram ditados ou exibidos no quadro-negro pelo professor, considerando o pouco acesso aos livros naquela temporalidade. Em relação ao Caderno de Pedagogia, o que mais se destaca são, por um lado, indicativos de códigos de conduta moral considerados adequados à professora, em conformidade com o processo de feminilização da docência naquele contexto. Por outro, percebem-se indícios de que a futura professora esteve em contato com o escolanovismo, que instituía a Pedagogia em bases científicas, enfatizando a importância da Psicologia Experimental.pt_BR
dc.description.abstractThe present article takes as object of analysis the notebooks produced by Romana Bragatti, between the years of 1934 and 1936, student of the Complementary Course of the São José College, located in Caxias do Sul – RS. The study investigates these writing supports, their materialities and statements, in an attempt to understand the use of artifacts and the constitutive discourses of teacher education. As a theoretical support, António Viñao Frago (2008), Castillo Gómez (2012) and Jean Hébrard (2001) are authors, who work with the history of written culture, explore graphic aspects, point to methodological paths and indicate possibilities of historiographic production in around these devices. Through these contributions, the research seeks to contribute to the analysis of these artifacts of the school culture and to express ways of research for those who risk to develop research inscribed in these perspectives. As disciplined writings, schoolbooks in theory do not allow expression of the spontaneity of the scribes, however, some records produced by the student, apparently subtle, highlight transgressions about this material and the schooling process that lived, making it possible to perceive the author’s marks. The subjects that appear in these notebooks deal with themes of Universal History and Pedagogy, knowledge considered important for the formation of students, presented descriptively. Especially the Pedagogical notebook, in addition to the description, also shows an explanatory-prescriptive character, supposedly being a reference for reading, especially of theoretical and methodological orientation. In examining them, there is a kind of mimicry of the current school textbooks. It is inferred that the students copied texts from these manuals, which were dictated or displayed on the chalkboard by the teacher, considering the little access to the books in that temporality. Regarding the Pedagogical notebook, what stands out most are, on the one hand, indicative codes of moral conduct considered appropriate to the teacher, in accordance with the process of feminization of teaching in that context. On the other hand, there are indications that the future teacher was in contact with Escolanovismo, who instituted Pedagogy on scientific bases, emphasizing the importance of Experimental Psycholog.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofConjectura : filosofia e educação. Caxias do Sul, RS. Vol. 24 (2019), p. 92-111pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSchool notebooksen
dc.subjectCultura escritapt_BR
dc.subjectSchool notebooksen
dc.subjectWritten cultureen
dc.subjectNew Schoolen
dc.titleEcos de uma futura professora : memórias da formação em páginas de cadernos do Curso Complementar (1934-1936)pt_BR
dc.title.alternativeEchoes of a future teacher : memories of training on Complementary Course notebook pages (1934-1936)en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001112163pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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