Show simple item record

dc.contributor.authorRosa, Gabriela Spies dapt_BR
dc.contributor.authorAlmeida, Dóris Bittencourtpt_BR
dc.date.accessioned2020-12-05T04:27:40Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn1517-9869pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/216140pt_BR
dc.description.abstractO estudo tematiza uma experiência de estágio do Curso de Magistério, por meio da análise dos diários de aula de uma quase professora, estudante do Colégio São Paulo, no município de Canoas, localizado na região metropolitana de Porto Alegre. A pesquisa tem comoobjetivoidentificar quais narrativas do estágio foram privilegiadas nesses manuscritos, ou seja, busca-se analisar o que os cadernos guardados pela autora são capazes de fazer dizer acerca desta experiência, desenvolvida em uma terceira série do primeiro grau de ensino, em umainstituição de ensino municipal, também em Canoas. Assim, se discute o significado desses diários de aula para os camposda História da Educaçãoe da História da Cultura Escrita, considerando-os testemunhos da cultura escolar, documentos que representam práticas cotidianas do fazer escolar, materializados nestessuportesde escrita.Nesta perspectiva, aanálise documental permitiu identificar prioridades curriculares naquela série, evidenciadas pelas práticas pedagógicas desenvolvidas, muitas vezes pautadas na repetição e memorização. Pelo exame dos documentos, observa-se que otom quepermanece é do cumprimento àformalidade, do respeito à oficialidade doscadernos, que pouco dizem acerca das subjetividades daquela quase professora. Capricho, meticulosidade, obediência à normatização do estágio, em relação às prescrições curriculares, todas essas são fortes características dos materiaisexaminados neste estudopt_BR
dc.description.abstractThis study discusses the experience of internship in the Teaching course, through the analysis of the class diary of an almost teacher, student of the Colégio São Paulo, in the municipality of Canoas, located at the metropolitan region of Porto Alegre. Theresearch aims to identify what were the narratives on the internship privileged in these manuscripts, namely, analyzing what the notebooks kept by the author are able to say about this experience, developed in a third grade of the first level of education, in a municipal education school, also in Canoas. Thus, the meaning of these diaries for the fields of the history of education and the history of written culture is discussed, considering them testimonies of the school culture, documents that represent daily practices of school, materialized in these written media. In this perspective, the documentary analysis allowed identifying curricular priorities in that grade, highlighted by the pedagogical practices developed, often based on repetition and memorization. By examining the documents, the tone that remains is apparently of formality compliance, of respect to the formality of notebooks, which say little about the subjectivities of that almost teacher. Diligence, meticulousness, obedience to the internship standards, in relation to curricular requirements, all these are strong characteristics of the materials examined in this studyen
dc.description.abstractEl estudio tematiza una experiencia de pasantíadel Curso de Magisterio, a través del análisis de los diarios de clase de una casiprofesora, estudiante del Colegio São Paulo, en el municipio de Canoas, ubicado en el área metropolitana de Porto Alegre. La investigación tiene como objetivo identificar cuáles narrativas de la pasantía fueron privilegiadas en esos manuscritos;o sea, sebusca analizar lo que los cuadernos guardados por la autora son capaces de hacer decir acerca de esta experiencia, desarrollada en eltercer año de la educación básica en una institución de enseñanza municipal, también en Canoas. Así, se discute el significado de esos diarios de clase para los campos de la Historia de la Educación y de la Historia de la Cultura Escrita, considerándolos testimonios de la cultura escolar, documentos que representan prácticas cotidianas del hacer escolar, materializados en estos soportes de escritura. En esta perspectiva, elanálisis documental permitió identificar prioridades curriculares en aquella serie, evidenciadas por las prácticas pedagógicas desarrolladas, muchas veces pautadas en la repetición y memorización. Por el examen de los documentos, se observa que eltono que permanece es del cumplimiento a la formalidad, del respeto a la oficialidad de los cuadernos, que poco dicen acerca de las subjetividades de la casiprofesora. Capricho, meticulosidad, obediencia a la normatización de la pasantía, en relación a las prescripciones curriculares, todas estas son fuertes características de los materiales examinados en este estudio.Palabras clave: Diarios de clase. Escrituras ordinarias. Historia de la Educación. Historia de la Cultura Escrita.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação : teoria e prática. Rio Claro, SP. Vol. 28, n. 58 (maio/ago. 2018), p. 220-240pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSchool diariesen
dc.subjectHistória da educaçãopt_BR
dc.subjectOrdinary writtenen
dc.subjectHistory of educationen
dc.subjectHistory of written cultureen
dc.titleDiários de aula de uma quase professora : memórias de estágio do curso magistério (1987)pt_BR
dc.title.alternativeClass diaries of an almost teacher : internship memories of the teaching course (1987)en
dc.title.alternativeDiarios de clase de una casi profesora : memorias de pasantía del curso magisterio (1987)es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001112187pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record