Educação popular : um projeto coletivo dos movimentos sociais populares
dc.contributor.author | Ribeiro, Marlene | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-12-05T04:27:36Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2008 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0102-5473 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/216133 | pt_BR |
dc.description.abstract | O artigo trata da educação popular referida à educação do campo. Visa a explicitara educação projetada pelos sujeitos políticos coletivos dos movimentos sociais populares em contraposição ao modelo civilizatório de escola moderna, bem como desvelar o movimento contraditório que impregna os conceitos e as experiências das organizações populares como sujeitos da educação popular. A educação moderna produzida pela burguesia está reduzida aos processos escolares, negando os aprendizados da experiência, da cultura e do trabalho. Do mesmo modo que o trabalho é princípio educativo, o movimento social popular é educador como formador da classe e de uma identidade de classe. A educação popular tem, assim, um caráter de classe, e é isso o que a distingue do conceito abstrato de educação moderna. A crítica à educação reduzida à escola não significa negar a instituição escolar ou deixar de reconhecer o direito das classes populares à educação, que é universal. A finalidade a que nos propomos é levantar elementos para construir aconcepção de educação popular resgatando sua relação com o mundo do trabalho, no qual se constituem os movimentos sociais populares que, nas suas práticas sociais e pedagógicas, a definem. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Perspectiva (Florianópolis). Florianópolis. Vol. 26, n. 1 (jan./jun. 2008), p. 41-67 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação popular | pt_BR |
dc.subject | Trabalho | pt_BR |
dc.title | Educação popular : um projeto coletivo dos movimentos sociais populares | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000690770 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Journal Articles (39951)Humanities (6878)