“Quando eu estudava no Uruguai...” : a escola recordada por estudantes de um Grupo Escolar em Porto Alegre/RS (1948 – 1954)
View/ Open
Date
2018Type
Title alternative
"When i was studying in uruguay..." : the school remembered by students of a school in Porto Alegre/RS (1948-1954)
"Cuando estudia en uruguay..." : la escuela recordada por estudiantes de un grupo escolar en Porto Alegre / RS (1948-1954)
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O artigo investiga memórias de um Grupo Escolar,por meio das narrativas de estudantes, que, entre os anos 1948-1954, frequentaram a instituição de ensino. A escola localizava-se em uma região periférica dePorto Alegre/RS, aindamantinha traços rurais, sendo também ocupada pela população negrada cidade. Inscrita no campo daHistória da Educação,valendo-se da metodologia da História Oral, a pesquisalança olhares à cultura escolarpretérita, tendo como documentos privilegiados as representações das l ...
O artigo investiga memórias de um Grupo Escolar,por meio das narrativas de estudantes, que, entre os anos 1948-1954, frequentaram a instituição de ensino. A escola localizava-se em uma região periférica dePorto Alegre/RS, aindamantinha traços rurais, sendo também ocupada pela população negrada cidade. Inscrita no campo daHistória da Educação,valendo-se da metodologia da História Oral, a pesquisalança olhares à cultura escolarpretérita, tendo como documentos privilegiados as representações das liturgias e práticas escolares, rememoradas porcinco sujeitos. Essas memórias indicam a existência de uma escola adaptada em um antigo casarão, impregnada de conceitos próprios de uma época de consolidação dos grupos escolares, como instituições públicas de ensino. ...
Abstract
The article investigates memories of a school group, through the stories of students who, in the years 1948-1954, attended the school. The school was located in a peripheral region of Porto Alegre/RS, still kept traces, is also occupied by the black population of the city. Entered in the field of history of education, using the methodology of Oral history, research school culture looks past launches, with privileged documents renditions of liturgies and school practices, recalledfor five subjec ...
The article investigates memories of a school group, through the stories of students who, in the years 1948-1954, attended the school. The school was located in a peripheral region of Porto Alegre/RS, still kept traces, is also occupied by the black population of the city. Entered in the field of history of education, using the methodology of Oral history, research school culture looks past launches, with privileged documents renditions of liturgies and school practices, recalledfor five subject. Those memories indicate the existence of a school adapted in an old House, full of concepts of a time of consolidation of school groups, like public education institutions ...
Resumen
El presente artículo investiga memorias de un Grupo Escolar por medio de las narrativas de estudiantes, entre losaños 1948-1954, enlaciudad de Porto Alegre / RS, en una región periférica, aúncon rasgos rurales,también ocupada por lapoblación negra. La investigación se inserta em la Historia de laEducación, arroja miradas a la cultura escolar, a partir de lasrememoraciones de cinco sujetos por medio de entrevistas producidas por lametodología de la historia oral en que pudieron reelaborar eltiem ...
El presente artículo investiga memorias de un Grupo Escolar por medio de las narrativas de estudiantes, entre losaños 1948-1954, enlaciudad de Porto Alegre / RS, en una región periférica, aúncon rasgos rurales,también ocupada por lapoblación negra. La investigación se inserta em la Historia de laEducación, arroja miradas a la cultura escolar, a partir de lasrememoraciones de cinco sujetos por medio de entrevistas producidas por lametodología de la historia oral en que pudieron reelaborar eltiempo vivido en aquelespacio. Se apreciaronsusrepresentaciones acerca de los meandros de las liturgias y prácticas escolares vivenciadas. Estas memorias indicanlaexistencia de una escuela adaptada em um antiguocaserón, impregnado de conceptos propios de una época de consolidación de los grupos escolares, como instituciones públicas de enseñanza. ...
Résumé
L’articleétudielessouvenirs d’un groupescolaire, à traversleshistoiresdesélèvesqui, danslesannées 1948-1954, a fréquentél’école. L’écoleétaitsituéedans une régionpériphérique de Porto Alegre/RS, toujoursgardédes traces, est égalementoccupé par lapopulationnoire de laville. Entrédanslechamp de l’histoire de l’éducation, à l’aide de laméthodologie de l’histoireorale, culture de l’école de recherchesemblepassé lance, avecdesformats de documentsprivilégiésdesliturgies et des pratiques scolaires, re ...
L’articleétudielessouvenirs d’un groupescolaire, à traversleshistoiresdesélèvesqui, danslesannées 1948-1954, a fréquentél’école. L’écoleétaitsituéedans une régionpériphérique de Porto Alegre/RS, toujoursgardédes traces, est égalementoccupé par lapopulationnoire de laville. Entrédanslechamp de l’histoire de l’éducation, à l’aide de laméthodologie de l’histoireorale, culture de l’école de recherchesemblepassé lance, avecdesformats de documentsprivilégiésdesliturgies et des pratiques scolaires, rememoradas pourcinqobjet. Ces souvenirs indiquentl’existenced’uneécoleadaptéedansunevieillemaison, des concepts d’un temps de consolidation des groupesscolaires, comme les établissementsd’enseignement public. ...
In
Revista Iberoamericana Patrimônio Histórico-Educativo. Campinas, SP. Vol. 4, n.2 (jul./dez. 2018), p. 236-258
Source
National
Collections
-
Journal Articles (39096)Humanities (6670)
This item is licensed under a Creative Commons License