Mapas de trocas intelectuais : representações para cooperação na educação a distância
Fecha
2019Otro título
Intellectual exchange maps : useful tools to promote cooperation in distance education
Materia
Resumo
Este artigo apresenta uma pesquisa sobre a cooperação em um curso de especialização a distância em uma universidade federal. O objetivo da pesquisa foi investigar e analisar como os processos individuais e interindividuais possibilitam a ocorrência da cooperação intelectual entre os discentes. Elegeu-se a teoria de Jean Piaget para a fundamentação, a fim de auxiliar na compreensão do método de cooperação. Para responder ao problema da pesquisa registraram-se as sequências de interações entre os ...
Este artigo apresenta uma pesquisa sobre a cooperação em um curso de especialização a distância em uma universidade federal. O objetivo da pesquisa foi investigar e analisar como os processos individuais e interindividuais possibilitam a ocorrência da cooperação intelectual entre os discentes. Elegeu-se a teoria de Jean Piaget para a fundamentação, a fim de auxiliar na compreensão do método de cooperação. Para responder ao problema da pesquisa registraram-se as sequências de interações entre os participantes do curso, traçando-se rotas e desenhando-se Mapas das Trocas Intelectuais. Estes mapas se mostraram como instrumentos profícuos para auxiliar no entendimento das dificuldades e potencialidades de cada discente, bem como da totalidade dos integrantes do curso. O desenho dos mapas permite que se identifiquem os interesses dos discentes, os temas que os motivam, as dificuldades que possam estar enfrentando e as possibilidades de novos encaminhamentos no processo de ensino e aprendizagem, potencializando aprendizagens ativas, cooperativas e autônomas. ...
Abstract
The research presented in this article was conducted in a distance education specialization course at a Brazilian federal university. The research objective involved inquiring and analyzing how individual and inter-individual processes allow intellectual cooperation between students, and the theoretical framework chosen was Jean Piaget’s genetic epistemology. We mapped the students’ interactions, tracing their learning pathways and creating Intellectual Exchange Maps. These maps served as usefu ...
The research presented in this article was conducted in a distance education specialization course at a Brazilian federal university. The research objective involved inquiring and analyzing how individual and inter-individual processes allow intellectual cooperation between students, and the theoretical framework chosen was Jean Piaget’s genetic epistemology. We mapped the students’ interactions, tracing their learning pathways and creating Intellectual Exchange Maps. These maps served as useful tools to understand the difficulties and potentials of not only each student, but of the class as a whole. Following them through the mapping of their learning pathways has allowed us to identify their interests, the topics that motivate them and the difficulties they might be facing, and also to find new procedures in the teaching and learning process. ...
En
RENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 17, n. 3 (dez. 2019), [10] p.
Origen
Nacional
Colecciones
-
Artículos de Periódicos (38938)Ciencias Humanas (6654)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License