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dc.contributor.authorFernandes, Fernando Rodriguespt_BR
dc.contributor.authorSouza, Ângela Rozane Leal dept_BR
dc.contributor.authorFernandes, Alice Munzpt_BR
dc.contributor.authorBlaskowski, Daiana Ribeiropt_BR
dc.date.accessioned2020-12-03T04:08:46Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn2358-1948pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/216028pt_BR
dc.description.abstractA Análise Custo-Volume-Lucro é uma técnica que possibilita mensurar os impactos ocasionados pelas mudanças dos volumes de produção nos custos, nas receitas e nos lucros das empresas. Sua relevância é evidenciada pela contribuição àcompreensão dos padrões de comportamento dos custos, promovendo esclarecimentos necessários para a melhoria do planejamento e do controle das atividades. Este estudo tem como objetivo identificar o resultado de uma Análise de Custo-Volume-Lucro em uma empresa que fabrica produtoscustomizados para smartphones.Para tanto, empregou-se uma pesquisa quantitativa e descritiva, utilizando como procedimento técnico o estudo de caso. O objeto de investigação empírica é uma empresa de médio porte, fabricante de capas e demais produtos customizados para smartphones, localizada no município de Porto Alegre, Rio Grande do Sul (RS), com mais de oito anos de atuação no mercado. Os resultados apontaram que, dentre o mixde produtos que a empresa oferece, as capas correspondem a maior margem de contribuição total(81,58%), seguidas pelas películas e acessórios, com 69,01% e 12,84%, respectivamente. Dado que o mercado consumidor é importante e abrange um expressivo volume de vendas, para a existência de ponto de equilíbrio, a produção de capas deveser superior à produção dos demais produtos. As conclusões deste estudo são discutidas com os resultados provenientes de outras investigações empíricas e enfatizam a relevância da utilização desta ferramenta contábil como suporte ao processo decisório, inclusive em uma empresa que atua com customização.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista de Administração e Contabilidadeda (RAC) da Faculdade Estácio do Pará. Belém, PA. Vol. 6, n. 12 (dez. 2019), p. 59–72pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAnálise de custospt_BR
dc.subjectProduçãopt_BR
dc.titleAnálise de custo-volume-lucro numa empresa produtora especializada em produtos customizados para smartphonespt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001118759pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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