Show simple item record

dc.contributor.advisorReyes, Paulo Edison Belopt_BR
dc.contributor.authorDrago, Felipept_BR
dc.date.accessioned2020-12-01T04:09:13Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/216004pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho consiste no lançamento das bases para uma aproximação do arquiteto ao canteiro de obras em busca de uma aliança no plano da produção do trabalhador coletivo. Guiando-se, principalmente, pelos textos e experiências de Sérgio Ferro, chega-se a uma diagramática projetual no engendramento de três “corpos”: os problemas de projeto (política produtiva), o desenho prévio (um projeto “da” produção) e a relação canteiro-desenho (fazer é pensar e vice-versa). As conexões maquínicas desses “corpos” com questões diversas (como forma, força, material, produção, etc.), sempre tendo como centro a didatização-experimentação, agiriam como potenciais disparadores de uma abertura gradual no projeto, criando condições para o estilhaçamento do exercício de poder. Tal estilhaçamento se daria na operação de transversalização, em meio ao objetivo dessa aliança – sendo isso o próprio projeto aberto. Para orientar tais conexões, utiliza-se a “filosofia do acontecimento”, de Gilles Deleuze e Félix Guattari – o que também é útil para reconstituir e abrir alguns conceitos de Sérgio Ferro ao longo do trabalho, tais como a “poética da mão” e o “trabalho livre”.pt_BR
dc.description.abstractThis work lays the foundations to an attempt: finding ways in which the architect can approach the building site in search of an alliance at the level of the production of the collective worker. Guided mainly by the texts and experiences from Sérgio Ferro, one arrives at a diagrammatic way to project, engendering three “bodies”: the project's problems (a productive policy), the previous project (a project “from” production) and the building site-drawing relationship (doing is thinking and vice versa). The machinic connections of these “bodies” present different issues (such as shape, strength, material, production, etc.), always focusing on didacticization / experimentation, would act as potential triggers for a gradual “opening” in the project. This also creates conditions for the shattering of the exercise of power. Such splintering make see the transversalization that might occur amid the aim objective of this alliance - the open project itself. To guide such connections, the “philosophy of the event”, by Gilles Deleuze and Félix Guattari, became necessary. The research brings to dialogue this philosophy with Sérgio Ferro's concepts, in order to be able to reconstruct them and open them up, such as the “poetics of the hand” and the "free work".en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCanteiro de obraspt_BR
dc.subjectBuilding siteen
dc.subjectDesignen
dc.subjectProjetopt_BR
dc.subjectDesenhopt_BR
dc.subjectProjecten
dc.subjectAssemblageen
dc.subjectArchitectural assemblageen
dc.subjectDiagramen
dc.subjectProject's diagrammaticen
dc.titleProjeto aberto : o pensamento a partir do canteiro de obraspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001119774pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regionalpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record