Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorRosa, Kátia Kellem dapt_BR
dc.contributor.authorFreitas, Mariana Costa dept_BR
dc.date.accessioned2020-11-27T04:10:07Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/215483pt_BR
dc.description.abstractO objetivo desta monografia é discutir sobre as possibilidades do uso do Earth Nullschool (Terra: uma visualização das condições meteorológicas no mundo) como recurso didático para o ensino de Climatologia nos anos finais do Ensino Fundamental. Foram analisados 39 artigos, em periódicos nacionais Qualis/CAPES A1 - B2, para obter um panorama das publicações que tratam do uso das geotecnologias no ensino de Geografia nos últimos 10 anos, assim como para investigar os potenciais e limitações do uso destes recursos didáticos em sala de aula na Educação Básica. Evidenciou - se que as geotecnologias são pouco exploradas no ensino de Geografia na Educação Básica. Sua aplicação em sala de au la contribui para a inserção de diferentes linguagens nos processos de Ensino aprendizagem de Geografia e Climatologia. Criou - se dois infográficos no aplicativo de design gráfico Canva com o propósito de promover a inserção do Earth Nullschool no contexto escolar. Constatou - se que o Earth Nullschool abre possibilidades para o ensino de Climatologia sendo capaz de desenvolver três competências e seis habilidades dos anos finais do Ensino Fundamental dispostas na BNCC. A inserção do Earth Nullschool nas práti cas pedagógicas de Climatologia pode possibilitar ao aluno a visualização das dinâmicas da atmosfera e proporcionar uma maior compreensão dos eventos meteorológicos e de conceitos relacionados ao clima. Por ser altamente interativo, o Earth Nullschool perm ite que o estudante seja um agente ativo no processo de aprendizagem. Além disto, demonstrou - se que a geotecnologia é atrativa visualmente e pode estimular a curiosidade e a motivação dos alunos. Conclui - se que, se o Earth Nullschool for utilizado de forma adequada ao contexto escolar, pode contribuir com a construção dos conhecimentos de Climatologia, possibilitar novos ambientes de aprendizagem e favorecer a capacidade dos alunos lerem e refletirem sobre linguagens e tecnologias digitais.pt_BR
dc.description.abstractThe aim of this monograph is to discuss the use of the Earth Nullschool as a resources for the teaching of Climatology in the final graders of Elementary School. The selection of the texts published in Brazilian journals Qualis/CAPES A1 - B2 was addressed th e theme of the geotechnology and Geography teaching in the last 10 years. Based on these documents, the potentiality and limitations of the geotechnologies for school practices of Geography were analyzed. Was verified that the geotechnologies are not widel y explored in the teaching of School Geography as a teaching resources. Its application in the classroom contributes to the insertion of different languages in the teaching processes when learning Geography and Climatology. Two infographics were elaborated in the graphic design application Canva to promote the Earth Nullschool application in the school context. We have noticed that Earth Nullschool shines new light on the teaching of Climatology. It is able to develop three competencies and six skills from BNCC (Brazilian Teaching Rules) for the final years of Elementary School. By having Earth Nullschool in the teaching practices of Climatology, it can help students to visualize the dynamics of the atmosphere and provide them with a greater understanding of meteorological events and concepts related to climate. Since it is highly interactive, Earth Nullschool turns students into active agents in the learning process. In addition to that the monography has shown evidence that geotechnology is visually attract ive and it stimulates students' curiosity and motivation. Then it can conclude that, if Earth Nullschool is used appropriately for the school context, it would contribute to the construction of Climatology knowledge, enable new learning environments and fa vor students' ability to read and reflect on digital languages and technologies.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGeotechnologiesen
dc.subjectGeotecnologiapt_BR
dc.subjectInfografiapt_BR
dc.subjectDigital Languagesen
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectBasic Educationen
dc.subjectGeografia físicapt_BR
dc.subjectElementary Schoolen
dc.subjectTeaching Resourcesen
dc.subjectInfographicsen
dc.titlePossibilidades do uso do Earth Nullschool no ensino de Climatologia no componente curricular Geografiapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001119944pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.graduationGeografia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem