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dc.contributor.advisorGil, Carmem Zeli de Vargaspt_BR
dc.contributor.authorUcha, Leonardo Borghipt_BR
dc.date.accessioned2020-11-20T04:15:23Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/215291pt_BR
dc.description.abstractEssa pesquisa teve como objetivo promover ações pedagógicas que possibilitassem decolonizar as aulas de História através do engajamento coletivo na construção de histórias e memórias de um território negro e periférico da cidade de Porto Alegre, território esse que é marcado por grandes índices de pobreza, estigmatização e silenciamento sobre sua história. Para isso desenvolvi um percurso metodológico inspirado na Investigação-Ação Participativa, na Educação Popular e na Reconstrução Coletiva da História, por onde eu e um grupo de estudantes das séries finais do ensino fundamental produzimos coletivamente histórias e reflexões sobre o passado local a partir da análise de documentos históricos e registros de memórias de moradores do território que foram compartilhadas em rodas de memórias, encontros em que os participantes da pesquisa conversaram sobre suas lembranças a respeito de diferentes acontecimentos do passado no território. Com esse trabalho realizado a partir de memórias foram visibilizadas uma diversidade das experiências, vivências, sociabilidades, desejos, lutas, derrotas e conquistas, sem que com isso fossem silenciados os processos violentos que marcaram e continuam marcando a identidade e os corpos das pessoas deste lugar, processos esses que foram analisados e relacionado à história da cidade, do país e do mundo ao longo da pesquisa com os estudantes. Dessa maneira, a pesquisa permitiu concluir que as memórias do local, produzidas e compartilhadas em roda, são meios potentes para a construção não somente de um saber histórico escolar decolonizado, mas também para a produção de afetos, laços sociais e protagonismo, o que abre possibilidades para a superação de um ensino baseado na transposição didática e no acúmulo individual de conhecimentos.pt_BR
dc.description.abstractThis research aimed to promote pedagogical actions that could decolonize History lessons through collective engagement in the construction of stories and memories of a black and peripheral territory in the city of Porto Alegre. This territory is marked by high rates of poverty, stigmatization and silencing over their history. To do this, I developed a methodological path inspired by Participatory Action Research, Popular Education and Collective Reconstruction of History. A group of students in the final grades of middle school and I collectively produced stories and reflections on the local past from the analysis of historical documents and records of memories of residents of the territory, which were shared in memory circles, meetings in which the research participants talked about their memories of different events in the past in the territory. Based on memories, this study made visible a diversity of experiences, sociabilities, desires, struggles, defeats, and achievements, without silencing the violent processes that marked and continue to mark the identity and bodies of the local people. These processes were analyzed throughout the research conducted with the students by relating them to the history of the city, of the country and of the world. In this way, It was possible to conclude that the local memories, produced and shared in a circle, are powerful means for the construction of a decolonized school history knowledge and also for the production of affections, social ties and protagonism, which opens possibilities to overcome a way of teaching based on didactic transposition and individual knowledge accumulation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHistory Educationen
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectLocal Historyen
dc.subjectHistória localpt_BR
dc.subjectDecolonialidadept_BR
dc.subjectPopular Educationen
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectDecolonial Pedagogiesen
dc.subjectMemoryen
dc.titleEu não sabia que o meu bairro tinha história : decolonizando a aula de história com as memórias de um território na periferia de Porto Alegrept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001119080pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Históriapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


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