Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAvila, Arthur Lima dept_BR
dc.contributor.authorKrüger, Felipe Radünzpt_BR
dc.date.accessioned2020-11-20T04:14:52Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/215263pt_BR
dc.description.abstractA mídia tem influenciado consideravelmente a forma como vislumbramos o passado. A literatura, as histórias em quadrinhos, o cinema e os jogos de videogame passaram a utilizar eventos históricos conhecidos em suas narrativas. Além disso, segundo Kalle Pihlainen (2014), o historiador tem perdido sua autoridade em debates sobre o passado. Nesse sentido, a presente tese possui como objetivo principal analisar como diferentes formas de narrativa representam eventos específicos e relacioná-las com a historiografia profissional. Para isso, foram selecionadas as seguintes fontes: O jogo Assassin’s Creed: Syndicate, lançado em outubro de 2015; a história em quadrinhos intitulada X-Men: Days of Future Past nas edições de X-Men 141–142, publicado pela Marvel em 1981, com o roteiro de Chris Claremont e desenhos de John Byrne; o filme X-Men: The Last Stand, lançado em maio 2006, dirigido por Brett Ratner e com o roteiro de Simon Kinberg e Zak Penn; a obra literária The leftovers, de Tom Perrotta, publicada em 2011. A problemática desta pesquisa busca elucidar as formas como as fontes selecionadas se relacionam com seu tempo.pt_BR
dc.description.abstractThe media has considerably influenced the way we look at the past. Literature, comic books, cinema and video games started using well-known historical events in their narratives. In addition, according to Kalle Pihlainen (2014), the historian has lost their authority in debates about the past. In this sense, the present thesis has as its main objective to analyze how different forms of narrative represent specific events and relate them to professional historiography. For such, the following sources were selected: The game Assassin’s Creed: Syndicate, released in October, 2015; the comic book entitled XMen: Days of Future Past, in the X-Men 141–142 editions, published by Marvel in 1981, with script made by Chris Claremont and drawings made by John Byrne; the film X-Men: The Last Stand, released in May 2006, directed by Brett Ratner and with the script made by Simon Kinberg and Zak Penn; the novel The leftovers, by Tom Perrotta, published in 2011. The problem of this research seeks to elucidate the ways in which the selected sources relate to their time.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeoria da históriapt_BR
dc.subjectRepresentationen
dc.subjectCinema e históriapt_BR
dc.subjectUses of the pasten
dc.subjectMediaen
dc.subjectHistória e Artept_BR
dc.subjectLiteratura e Históriapt_BR
dc.subjectTheory of historyen
dc.subjectMídiapt_BR
dc.subjectHistoriografiapt_BR
dc.subjectTempo (História)pt_BR
dc.titleDe que passado nós lembramos : uma reflexão sobre a representação do passado nas histórias em quadrinhos, na literatura, nos filmes e nos videogamespt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001118787pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples