Consumo político : atitudes e estilos de vida do consumidor vegano
Visualizar/abrir
Data
2019Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este estudo destina-se a compreender o comportamento do consumidor acerca do consumidor vegano, a fim de identificar suas atitudes e estilo de vida, através de um viés de consumo político. Desse modo, a revisão da literatura aborda conceitos sobre o comportamento do consumidor, consumo político, atitude e estilo de vida e veganismo. A metodologia empregada foi um estudo exploratório qualitativo a partir da realização de oito entrevistas em profundidade, tendo como guia um roteiro elaborado com ...
Este estudo destina-se a compreender o comportamento do consumidor acerca do consumidor vegano, a fim de identificar suas atitudes e estilo de vida, através de um viés de consumo político. Desse modo, a revisão da literatura aborda conceitos sobre o comportamento do consumidor, consumo político, atitude e estilo de vida e veganismo. A metodologia empregada foi um estudo exploratório qualitativo a partir da realização de oito entrevistas em profundidade, tendo como guia um roteiro elaborado com base no referencial teórico. Os resultados apontaram que os veganos em questão buscam nas suas práticas de consumo cotidiano, estarem alinhados com seus valores éticos de morais em relação à causa animal. E, para grande parte dos entrevistados, ter um estilo de vida vegano é exercer um consumo político a favor da causa animal, e que, no entanto, se estende para outras esferas de consumo consciente, onde existe uma preocupação com o meio ambiente e práticas sustentáveis de consumo. ...
Abstract
This study aims to understand consumer behavior around vegan consumers in order to identify their attitudes and lifestyle through a political consumption bias. Thus, the literature review addresses concepts about consumer behavior, attitude, lifestyle, political consumption, and veganism. The methodology used was a qualitative exploratory study based on eight in-depth interviews, guided by a script based on the theoretical framework. The results showed that the interviewed vegans seek in their ...
This study aims to understand consumer behavior around vegan consumers in order to identify their attitudes and lifestyle through a political consumption bias. Thus, the literature review addresses concepts about consumer behavior, attitude, lifestyle, political consumption, and veganism. The methodology used was a qualitative exploratory study based on eight in-depth interviews, guided by a script based on the theoretical framework. The results showed that the interviewed vegans seek in their daily life consumption practices that are aligned with their ethical moral values in relation to the animal cause. For most respondents, having a vegan lifestyle is a political consumption in favor of the animal cause, which can be extended to other spheres of conscious consumption, where there is a concern for the environment and sustainable practices. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Coleções
-
TCC Administração (3140)
Este item está licenciado na Creative Commons License