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dc.contributor.advisorRocha-de-Oliveira, Sidineipt_BR
dc.contributor.authorFernandes, Thiago Wanderpt_BR
dc.date.accessioned2020-11-19T04:16:11Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/215220pt_BR
dc.description.abstractAs modalidades de trabalho no Brasil são diversas e diante de um cenário de crise econômica opções secundárias surgem com a finalidade de minimizar o desemprego, afetando a todos os trabalhadores, mas em grande aspecto os que já possuem mais de quarenta e cinco anos para reingressar no mercado de trabalho. É através do trabalho informal que muitos profissionais encontram renda suficiente para o sustento próprio e de suas famílias. Esta pesquisa traz uma reflexão sobre o indivíduo acima dos quarenta e cinco anos, aproximadamente acima dos quarenta e cinco anos de idade, diante de situações de trabalho informal, sobretudo relacionado aos aplicativos de carona surgidos na última década. Diante das transformações no mercado, surgiram novas empresas que viabilizaram oportunidades diferentes do convencional, intermediando prestadores de serviços com os clientes interessados. Este trabalho possui uma amostra de 72 indivíduos entrevistados, e a partir disso, buscou-se entender os principais motivos que levaram estas pessoas a se tornarem motoristas de aplicativos de carona. Durante pesquisa realizada, constatou-se que não funciona apenas como meio único de trabalho, e sim como uma maneira de alguns trabalhadores realizarem jornada dupla e, assim, complementarem suas rendas familiares. Sobretudo, foi possível concluir também que o principal motivo está diretamente ligado ao fato de a renda e/ou aposentadoria atual destes motoristas não suprir os gastos e custos que possuem.pt_BR
dc.description.abstractThe modalities of work in Brazil are diverse and facing a scenario of economic crisis secondary options arise with the purpose of minimizing unemployment, affecting all workers, but in large part those who are already old enough to re-enter the labor market. It is through informal work that many professionals find enough income to support themselves and their families. This research brings a reflection about the older person, over forty-five years old, facing informal work situations, especially related to the ride-hailing applications that emerged in the last decade. Faced with changes in the market, new companies emerged that enabled different opportunities from the conventional, intermediating service providers with interested customers. This work has a sample of 72 individuals interviewed, and from this, we sought to understand the main reasons that led these people to become drivers of hitchhiking applications. During the research, it was found that it does not only work as a single means of work, but as a way for some workers to work double hours and thus complement their family income. Above all, it was also possible to conclude that the main reason is directly related to the fact that the current income and / or retirement of these drivers does not cover the expenses and costs they have.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.subjectApplicationsen
dc.subjectAplicativos móveispt_BR
dc.subjectInformal worken
dc.subjectTrabalho informalpt_BR
dc.subjectLabor marketen
dc.subjectMotoristaspt_BR
dc.titleTrabalho informal acima dos 45 anos de idade : uma análise dos trabalhadores de aplicativos de caronapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001119640pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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