Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorSchröeder, Christine da Silvapt_BR
dc.contributor.authorBorges, Maurício Ináciopt_BR
dc.date.accessioned2020-11-19T04:15:57Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/215207pt_BR
dc.description.abstractdo Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul à luz da gestão por competências, proporcionando subsídios para a implantação da gestão por competências na referida instituição. Para tanto, foram definidas as competências organizacionais do CRPRS e posteriormente as competências individuais necessárias para o cargo, sendo esse processo realizado por meio de análise documental e entrevista semi-estruturada com a Coordenadora Administrativa da instituição, com a qual também buscou-se identificar, junto à gestão, a percepção quanto ao desenvolvimento de competências individuais para os empregados ocupantes do cargo. Para identificar junto aos próprios empregados do cargo de assistente administrativo a percepção quanto ao desenvolvimento de suas próprias competências individuais no exercício do cargo, foram aplicados, a estes, questionários individuais (via Google Forms). A análise de conteúdo da entrevista e a análise dos dados do questionário apresentam resultados semelhantes em diversos momentos, demonstrando que há competências que tanto a gestora como os ocupantes do cargo acreditam estarem sendo bem desenvolvidas. Contudo, ao mesmo tempo, foram identificados alguns indícios da existência de lacunas de competências, que necessitarão ser analisadas em uma futura implantação da gestão por competências na referida instituição.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to analyze the position of administrative assistant of the Regional Council of Psychology of Rio Grande do Sul in the contexto of competence management, providing subsidies for the implementation of competence management in that institution. To this goal, CRPRS organizational competencies and, later, the individual competencies required for the position were defined. This process was carried out through document analysis and semi-structured interviews with the Administrative Coordinator of the institution, identifying the perception of the development of individual skills for the employees occupying the position. In order to identify (about the employees of the administrative assistant position) their own perception regarding the development of their own individual competences in the exercise of the position, individual questionnaires (via Google Forms) were applied to them. The content analysis of the interview and the analysis of the questionnaire data present similar results at various times, demonstrating that there are competencies that both the manager and the occupants of the position believe are being well developed. At the same time, however, some evidence of skills gaps has been identified that will need to be addressed in a future deployment of competency management in that institution.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectManagement by competencesen
dc.subjectGestão por competênciaspt_BR
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subjectProfessional supervisory boarden
dc.subjectAdministrative assistanten
dc.subjectPublic administrationen
dc.titleGestão por competências : análise do cargo de assistente administrativo do Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001119372pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem