O processo de escolha de drinks em bares e pubs da Cidade Baixa pelo público feminino
Visualizar/abrir
Data
2019Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O estudo de necessidades e desejos do cliente é considerado um fator de extrema importância para que empresas possam executar ações eficazes e eficientes e consequentemente tenham êxito em seu mercado atuante. A oferta de estabelecimentos de alimentos e bebidas junto à demanda por qualidade é um segmento de forte competitividade. Assim, sendo necessário valorizar o desempenho das funções do marketing dentro da empresa, que visa atender simultaneamente aos desejos e necessidades dos consumidores ...
O estudo de necessidades e desejos do cliente é considerado um fator de extrema importância para que empresas possam executar ações eficazes e eficientes e consequentemente tenham êxito em seu mercado atuante. A oferta de estabelecimentos de alimentos e bebidas junto à demanda por qualidade é um segmento de forte competitividade. Assim, sendo necessário valorizar o desempenho das funções do marketing dentro da empresa, que visa atender simultaneamente aos desejos e necessidades dos consumidores e aos objetivos econômicos do negócio com a oferta de produtos ou serviços. O presente trabalho tem como objetivo analisar o comportamento do consumidor feminino de drinks em bares e pubs de Porto Alegre, analisar os atributos e bebidas de sua preferência, assim como suas motivações e influenciadores no processo decisório. O estudo foi desenvolvido baseado em resultados de pesquisas qualitativas e quantitativas. Inicialmente na etapa qualitativa foi elaborado um roteiro semiestruturado para a realização de entrevistas em profundidade, para as entrevistas foram selecionadas cinco estudantes de diferentes universidades de Porto Alegre. Seguidamente a partir da coleta de informações e análise das entrevistas, criou-se o questionário para a pesquisa quantitativa. A pesquisa quantitativa conteve 295 respostas, sendo deste total, 249 válidas. Através da análise dos resultados, podem-se identificar quais os tipos de bares e drinks são de preferência do público estudado. Em complemento, identificaram-se os atributos de maior relevância no momento de escolha dos drink, suas motivações ao frequentar um bar ou pub e os problemas encontrados em alguns atendimentos. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Coleções
-
TCC Administração (3134)
Este item está licenciado na Creative Commons License