Show simple item record

dc.contributor.advisorAbdala, Paulo Ricardo Ziliopt_BR
dc.contributor.authorNunes, Marlon Bernardopt_BR
dc.date.accessioned2020-11-19T04:15:52Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/215205pt_BR
dc.description.abstractO estudo de necessidades e desejos do cliente é considerado um fator de extrema importância para que empresas possam executar ações eficazes e eficientes e consequentemente tenham êxito em seu mercado atuante. A oferta de estabelecimentos de alimentos e bebidas junto à demanda por qualidade é um segmento de forte competitividade. Assim, sendo necessário valorizar o desempenho das funções do marketing dentro da empresa, que visa atender simultaneamente aos desejos e necessidades dos consumidores e aos objetivos econômicos do negócio com a oferta de produtos ou serviços. O presente trabalho tem como objetivo analisar o comportamento do consumidor feminino de drinks em bares e pubs de Porto Alegre, analisar os atributos e bebidas de sua preferência, assim como suas motivações e influenciadores no processo decisório. O estudo foi desenvolvido baseado em resultados de pesquisas qualitativas e quantitativas. Inicialmente na etapa qualitativa foi elaborado um roteiro semiestruturado para a realização de entrevistas em profundidade, para as entrevistas foram selecionadas cinco estudantes de diferentes universidades de Porto Alegre. Seguidamente a partir da coleta de informações e análise das entrevistas, criou-se o questionário para a pesquisa quantitativa. A pesquisa quantitativa conteve 295 respostas, sendo deste total, 249 válidas. Através da análise dos resultados, podem-se identificar quais os tipos de bares e drinks são de preferência do público estudado. Em complemento, identificaram-se os atributos de maior relevância no momento de escolha dos drink, suas motivações ao frequentar um bar ou pub e os problemas encontrados em alguns atendimentos.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectProcesso decisóriopt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectAtributos de valorpt_BR
dc.titleO processo de escolha de drinks em bares e pubs da Cidade Baixa pelo público femininopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001119361pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record