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dc.contributor.advisorRodrigues, Maria Beatrizpt_BR
dc.contributor.authorFranceschette, Luiza Bertinattopt_BR
dc.date.accessioned2020-11-19T04:15:42Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/215197pt_BR
dc.description.abstractO trabalho proposto tem como objetivo traçar quais as expectativas concebidas pelos sucessores à gestão da empresa familiar. Evidencia-se, cada vez mais, a importância das empresas familiares para a economia mundial, contudo, o interesse não é suficiente para chegar a compreender a figura do sucessor, como jovem herdeiro e como profissional. Uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, foi realizada através de entrevistas com roteiro semiestruturado. Participaram desse estudo, cinco sucessores de empresas com faturamento mínimo anual de 530 milhões de reais, com diferentes relações empregatícias com a empresa, mas todos com interesse, em algum grau, pela gestão organização. Os sucessores ouvidos possuem entre 19 e 25 anos, dentre os quais, três são homens e duas são mulheres. Através da análise das entrevistas, foi possível destacar sete categorias para atingir os objetivos propostos: (1) Pertencer à empresa e à família; (2) Identificação com a organização; (3) Preparação do sucessor; (4) Introdução do sucessor na empresa; (5) Particularidades da mulher sucessora; (6) Convivência com semelhantes; (7) Expectativa dos sucessores. Afirma-se, através das análises das entrevistas, que os sucessores sentem falta de um lugar de fala e que muito não é exposto e falado por receio do preconceito ou do enquadramento em um estereótipo negativo associado à figura de herdeiro. Destaca-se que a profundidade do trabalho foi possível graças aos entrevistados ocuparem o mesmo lugar de fala da autora, o que forneceu confiança de que não caberia julgamento a quaisquer comentários. Ao longo da análise, foi encontrada especificidade relacionada ao gênero dos sucessores, questão que não havia sido cogitada e, devido ao processo de entrevistas, foi reavaliada e inserida no trabalho. Quanto ao objetivo proposto, compreende-se que os sucessores almejam que a gestão seja pensada olhando os sucessores que tão logo adentrarão à empresa, que a empresa participe do seu processo de formação como instituição, e não apenas em âmbito familiar. Procurou-se, com esse trabalho, abrir espaço para pesquisas voltadas a entender e ouvir o processo de sucessão e a empresa familiar através da ótica do sucessor, a fim de compreender quais as possibilidades de tornar a passagem de bastão menos custosa e desgastante à família e à empresa.pt_BR
dc.description.abstractThe proposed work aims to track what are the expectations conceived by the successors to the management of family business. The matter of family businesses for the world economy is becoming increasingly evident, but the interest is not enough to understand the successor figure, as a young heir and as a professional. A qualitative, exploratory research was conducted through interviews with semi-structured script. This study has listened to five heirs of companies with a minimum annual turnover of 530 million reais. The heirs listened have different employment relationships with their company, but all have some interest in the organization management. The successors heard are between 19 and 25 years, among which three are men and two are women. Through the analysis of the interviews it was possible to highlight seven categories to achieve the proposed objectives: (1) Realizing as an heir (2) Identification with the organization (3) Successor preparation (4) Successor introduction in the company (5) Woman Successor (6) Get along with similars (7) Successor’s expectations. It is stated, through the analysis of the interviews, that the successors miss their speak place and, therefore, a lot of their feelings are not said because their fear being associate with some negative stereotype as a heir. It is noteworthy that the depth of the work was possible as longs as interviewees are at the same place of the author's speech, this similarity provided the confidence that the booth did not judge reserved comments. Throughout the analysis, specific gender specificity of the successors was found, an issue that had not been considered and, due to the interview process, was evaluated and inserted in the work. As for the proposed objective, it is understood that the successor desires a family business management which thinks thought looking at the heirs. They want that the company participate in its training process as an institution and not only in the familiar aspect. This work will open space for research aimed at understanding and listening to the succession process and family business from the perspective of the successor, in order to understand what are the possibilities of making a power passage less costly and exhausting for the family.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSuccessoen
dc.subjectAdministração de empresaspt_BR
dc.subjectSucessão familiarpt_BR
dc.subjectFamily businessen
dc.subjectWomen heirsen
dc.subjectSuccessionen
dc.titleExpectativas concebidas pelo sucessor à gestão da empresa familiarpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001119330pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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