Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSlongo, Luiz Antoniopt_BR
dc.contributor.authorMartins, Igor Carbonipt_BR
dc.date.accessioned2020-11-19T04:15:32Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/215181pt_BR
dc.description.abstractOs consumidores têm se utilizado cada vez mais da internet para obter informações e se comunicar com outros usuários, afim de conhecer melhor os serviços prestados, as marcas e os produtos. Nesse contexto, as mídias sociais são ferramentas amplamente utilizadas tanto pelos consumidores, como pelas empresas nas suas estratégias de marketing, principalmente na comunicação. Desta forma, as mídias sociais podem exercer uma importante influência sobre o comportamento dos consumidores. Assim, o objetivo deste estudo foi identificar de que forma a comunicação nas mídias sociais pode influenciar o processo decisório dos consumidores de bares e pubs, em Porto Alegre. Para isso, a metodologia dividiu-se em duas etapas: i) natureza exploratória qualitativa, através de entrevistas em profundidade com o público alvo definido; ii) natureza descritiva quantitativa, com a aplicação de um questionário online, Survey, com o público alvo definido. Para analisar todos os dados obtidos, alguns procedimentos estatísticos foram realizados. Os resultados demonstram que a quantidade e o tipo de informações disponibilizadas são de grande influência na tomada de decisão. A partir dos dados obtidos, pode-se evidenciar que quanto mais informações os consumidores encontram maior se torna o interesse deles. Informações referentes aos aspectos de funcionamento (horários de atendimento), localização e qualidade, são aquelas mais procuradas por esse consumidor na hora de tomar a decisão. Além disso, pode-se observar que as avaliações de outros usuários acabam tendo influência no processo decisório dos consumidores de bares e pubs de Porto Alegre, principalmente as avaliações positivas. Diante do exposto, é possível concluir que os consumidores têm se utilizado cada vez mais das informações disponibilizadas pelas empresas e por outros consumidores, nas mídias sociais, na hora de tomar a decisão de qual bar ou pub de Porto Alegre frequentar.pt_BR
dc.description.abstractConsumers are increasingly using the internet to gather information and communicate with other users in order to better understand the services provided, brands and products. In this context, social media are tools widely used by both consumers and companies in their marketing strategies, especially in communication. In this way, social media can exert an important influence on consumer behavior. Thus, the objective of this study was to identify how social media communication can influence the decision-making process of bar and pub consumers in Porto Alegre. For this, the methodology was divided into two stages: i) qualitative exploratory nature, through in-depth interviews with the defined target audience; ii) quantitative descriptive nature, by applying an online survey, Survey, with the defined target audience. To analyze all the data obtained, some statistical procedures were performed. The results show that the amount and type of information available are of great influence on decision making. From the data obtained, it can be evidenced that the more information consumers find the greater their interest becomes. Information regarding the aspects of operation (hours of service), location and quality are the most sought by this consumer when making the decision. In addition, it can be observed that the ratings of other users end up influencing the decision-making process of bar and pub consumers in Porto Alegre, especially the positive ratings. Given the above, it can be concluded that consumers are increasingly using the information provided by companies and other consumers on social media, when making the decision of which bar or pub in Porto Alegre to go.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTomada de decisãopt_BR
dc.subjectCommunicationen
dc.subjectDecisão de comprapt_BR
dc.subjectConsumersen
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectSocial mediaen
dc.subjectMídias sociaispt_BR
dc.subjectDecision makingen
dc.titleA influência da comunicação nas mídias sociais no processo de decisão dos consumidores de bares e pubs em Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001119227pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples