Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPerlin, Marcelo Schererpt_BR
dc.contributor.authorReis, Felipe Korndorfer dospt_BR
dc.date.accessioned2020-11-19T04:15:31Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/215179pt_BR
dc.description.abstractEsse estudo busca analisar o impacto da educação formal de finanças sobre o comportamento financeiro dos indivíduos. Em um contexto em que sistema previdenciário impõe incertezas nos cidadãos, ter conhecimento dos investimentos disponíveis e como eles funcionam é peça chave no processo de planejamento financeiro, todavia, a situação atual da educação financeira no país é incipiente e trazer para discussão esse tema é muito importante para gerar visibilidade das oportunidades de melhoria e desafios sociais que o Brasil enfrenta. O estudo discute o tema através de pesquisa bibliográfica, trazendo uma contextualização do cenário da educação financeira no Brasil e no exterior, bem como um panorama em relação aos investimentos disponíveis no mercado financeiro. Por meio de pesquisa exploratória quantitativa, que busca a comparação entre dois grupos, um com relação direta com e educação financeira e outro sem relação, concluiu-se que a educação financeira possui ligação direta com o comportamento financeiro dos indivíduos, impactando principalmente na tolerância ao risco e na quantidade de capital poupada mensalmente.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to analyze formal education in finance concerning the financial behavior of individuals. In a context that social security imposes uncertainties to citizens, knowledge on available investments and how they work are a key factor for the process of financial planning, however, the current state of financial education in the country is incipient and bringing this topic to the table is very important to highlight the opportunities of enhancement and the social challenges Brazil faces. This article discusses the theme throughout bibliographical research, presenting the scenario of financial education in Brazil and abroad, and also an overview of available investments in financial market. By means of quantitative exploratory research, this study compares two groups: one with direct link to financial education and one without any of it. It’s concluded that financial education has direct link to financial behavior of individuals, reflecting mainly on tolerance to risk and amount of monthly saved capital.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectFinancial educationen
dc.subjectPerfil de investimentopt_BR
dc.subjectFinancial behavioren
dc.subjectComportamento financeiropt_BR
dc.subjectInvestmentsen
dc.subjectSavingsen
dc.subjectRisk profileen
dc.titleO impacto da educação financeira nos hábitos de investimentopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001119134pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples